Segundo Emiliano Silva, diretor de operações do Divino Fogão, a “dobradinha” entre Divino e Bar Filial será uma forma de potencializar o movimento da loja nos dois períodos. Tanto o cardápio quanto a decoração do local mudam, de acordo com a marca em funcionamento. “Idealizado pela arquiteta Vera Cristina de Oliveira, o cenário é inovador e retrata, em detalhes, as características de cada um dos restaurantes no momento em que estão a pleno vapor”, ressalta.
Mas o grande diferencial da loja será o seu apelo sustentável, com a adoção de medidas como reaproveitamento de água da chuva, que será destinada aos banheiros; utilização de energia fotovoltaica, iluminação com lâmpadas de LED, uso de madeira de demolição e certificada, além da utilização de equipamentos a gás. No local, haverá uma parede com plantas para umidificar o ambiente, o que refletirá, também, na redução do consumo de energia com ar condicionado.
Com mais de 180 lojas, o Divino Fogão sempre esteve atento à questão da sustentabilidade, com investimentos na economia de água e de energia. Para evitar o desperdício, o Divino Fogão decidiu incorporar em suas lojas a torneira de pedal, que só libera a água quando o equipamento é acionado, bem como o redutor de pressão dentro da tubulação. O projeto teve inicio em 2011, na loja de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, e foi se estendendo para as demais lojas da rede.
“Na loja de Caraguatatuba conseguimos baixar o consumo para 30% com a utilização da torneira de pedal. Nas lojas próprias da rede, após a implementação do material, a economia no consumo de água variou de 20% a 30%”, explica Emiliano. Já com o redutor de pressão d’água dentro da tubulação, os índices de redução no consumo de água variam de acordo com a loja, podendo atingir de 3% a 8%.
Segundo o executivo, as torneiras estão sendo substituída gradualmente. As novas lojas, como a do AlphaShopping, já são inauguradas com a torneira de pedal e com o redutor de pressão. “As empresas já estavam se conscientizando da importância de desenvolver iniciativas mais sustentáveis de preservação do meio ambiente. A crise hídrica acabou acelerando esse processo”, comenta Emiliano.
Além de reduzir o consumo de água, o Divino Fogão também investe na diminuição do consumo de energia elétrica. Em 2013, a rede iniciou os testes com lâmpadas de LED e, desde então, vem substituindo a iluminação tradicional.
De acordo com o diretor de operações do Divino Fogão, houve uma economia de até 50% nos gastos com iluminação, após a substituição da lâmpada tradicional pela lâmpada de LED. Isso equivale de 11% a 14% do total da conta de energia.
Com o uso da torneira de pedal e das lâmpadas de LED, o Divino está em busca permanente de novos equipamentos para o consumo consciente de água e energia. “Todas essas ações que estamos adotando, inclusive na nova loja de Barueri, têm o nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos pensando em nossos filhos e netos”, complementa.
Sustentável e solidária
Paralela às ações de sustentabilidade, o Divino Fogão que se tornar cada vez mais solidário, apoiando iniciativas como o Natal Feliz e o Teleton.
Pelo 9º ano consecutivo, a rede participou do Teleton 2015, maratona televisiva no SBT, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro. Na ocasião, a empresa doou um montante em dinheiro para ajudar as crianças da AACD.
Já a ação Natal Feliz oferece às crianças de diversas instituições um momento de diversão e carinho. Para participar do Natal Feliz, a loja deve escolher uma instituição próxima à área de atuação e verificar o interesse dela em participar da iniciativa, que inclui almoço para as crianças, passeio pelo shopping e transporte de ida e volta. O Divino Fogão também envolve outros lojistas que queiram contribuir com presentes, diversões eletrônicas e ingressos para o cinema.