sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

St. Marche inova na maneira de expor produtos

Rede de Supermercado criou um mobiliário baseado na plataforma "O que tem para jantar?", se readequando ao momento atual do consumidor. Novidade, inspirada no varejo holandês Bilder & De Clercq, chegou em dezembro, reforçando sua campanha de Natal.

As unidades da rede de supermercados St. Marche passam a ter em seu mobiliário uma ilha de receitas. Trata-se de um móvel projetado especialmente para disponibilizar todos os ingredientes específicos de uma receita em um único lugar. A cada 15 dias os ingredientes serão mudados, assim o consumidor sempre poderá contar com uma nova ideia de prato para fazer em casa.


Para fazer isso, a arquiteta do grupo St Marche, Jovita Torrano, buscou referências em um varejo holandês chamado Bilder & De Clercq, situado em Amsterdã, que organiza seus produtos por receita em móveis com refrigeradores acoplados e não em gôndolas por ingredientes similares, como são tradicionalmente expostos os itens em supermercados. Desta forma, mesmo os ingredientes que precisam ficar mantidos em baixas temperaturas, ficam juntos na ilha da receita.

"Esse projeto foi pensado para o atual momento do consumidor brasileiro, que deixou de ir com tanta frequência a restaurantes, e está se voltando mais para dentro de sua casa e fazendo reuniões e jantares com amigos e familiares", comenta Paula Stenzel, Gerente de Marketing do Grupo St Marche.

Esta inovação é um piloto que esta sendo implementado em duas unidades do St Marche, primeiramente: Alphaville e Moema Pavão. No futuro, a rede pretende instalar este conceito em todas as suas unidades.

A plataforma de comunicação que assina essa inovação é "O que tem pra jantar?", uma revista de receitas colecionáveis à venda nas unidades do St. Marche desde 2013, que oferece aos consumidores ideias simples, criativas e gostosas para facilitar o seu dia a dia.

Nessa época do ano, o St. Marche apresenta uma edição especial da revista "O que tem pra jantar?" focado em ideias para as ceias de final de ano. Portanto, criou-se uma campanha chamada "O que tem pra jantar? Aqui tem ceia!" que será a grande linha de comunicação da rede para o Natal.

As outras 16 lojas do Grupo também terão estas ilhas com ingredientes, guias e referências de cada receita sugerida, mesmo que sem o refrigerador. Elas terão apoio de uma comunicação visual que indica onde estão os produtos não disponíveis na ilha para completar a receita, como por exemplo, os congelados.

Essa nova maneira de expor produtos, por receitas, estreia agora para o Natal, mas permanece nas lojas mesmo após a temporada, e promete continuar a oferecer sugestões de pratos para todos os tipos e gostos durante todo o ano.

NATAL NO ST MARCHE

Além de toda a gama de produtos e ingredientes natalinos que podem ser encontrados na rede de supermercado St Marche, há também uma novidade que deve agradar em cheio os fãs de sobremesa: trata-se de um kit especial que conta com todos os ingredientes necessários para se fazer uma deliciosa Rabanada de Panetone com farofa doce, cuja receita foi desenvolvida pela equipe da Editora MOL, responsável pela plataforma "O que tem pra jantar?". Os Kits, que terão custo de R$ 105,90, são limitados e estarão disponíveis para compra em todas as unidades da rede.

Sobre o St Marche
O St Marche é uma rede de supermercado que começou a operar em 2002, quando inaugurou sua primeira loja no Morumbi; e se desenvolveu sob o conceito de servir ao bairro onde ele se encontra. Atualmente conta com 18 unidades e a gestão operacional da empresa - que também é responsável pelo Empório Santa Maria e o Eataly - prioriza a "proximidade" com os clientes, por isso o grupo é reconhecido pelo atendimento impecável e diferenciado no trato com os consumidores e fornecedores. Curadores gastronômicos estão sempre atentos aos lançamentos do mercado para trazer novidades às prateleiras do St Marche.

Sobre o "O QUE TEM PRA JANTAR?":
O QUE TEM PRA JANTAR? é uma plataforma de conteúdo criada pela Editora MOL, em parceria com o St Marche, com a dupla finalidade de apoiar a educação gastronômica dos clientes da rede e reverter renda para projetos sociais focados em alimentação. Fazem parte da plataforma a revista de receitas trimestral "O que tem pra jantar?", um calendário com dicas gastronômicas, o especial Mundo do Vinho, além de novas publicações que estão previstas para 2016. A cada exemplar vendido, R$ 1,00 é doado para as ONGs Banco de Alimentos e Gastromotiva.