quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Vendas de Natal apresentam queda em Porto Alegre

Lojistas apostam em liquidações após as festas de final de ano. Levantamento do Sindilojas Porto Alegre identificou descontos de cerca de 40%.


Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, 26% das lojas da Capital já começaram as liquidações logo após o Natal. Dentre estas, a média de desconto praticado é de até 40%. De acordo com o presidente da Entidade, Paulo Kruse, as pontas de estoque devem oferecer descontos ainda maiores para os consumidores. "Tivemos um ano muito difícil para o varejo e as tradicionais liquidações de verão são esperadas tanto pelo consumidor, como pelo lojista, que busca iniciar o ano com resultado positivo", aponta.

Outros 35% dos estabelecimentos devem iniciar as ações promocionais em janeiro, com a virada do ano, e 39% dos consultados não pretendem praticar descontos especiais no verão. Dentre os produtos em destaque estão os itens da coleção primavera/verão, moda praia e artigos para viagem.

Diante da previsão de baixo movimento nas lojas, 56% das lojas ajustaram as compras para o Natal e ficaram com o saldo do estoque igual ao de 2014. E 17% conseguiram ter um saldo ainda menor que no Natal passado, pois reduziram a quantidade de produtos em estoque para a temporada. Por outro lado, 28% dos estabelecimentos estão com um saldo, em média, 17% maior que no mesmo período de 2014, já que não atingiram os resultados esperados com as vendas deste Natal.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.