terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Atividade do comércio recou 1,3% em 2015, aponta Serasa Experian

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 1,3% no ano de 2015 em relação ao ano de 2014. Este foi o pior resultado do varejo nacional desde 2002, ano que houve retração de 4,9% no movimento dos consumidores nas lojas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a retração da atividade do comércio no ano de 2015 foi provocada por três elementos: o aumento da inflação, corroendo o poder de compra da população; a queda dos níveis de confiança dos consumidores provocada não apenas pela inflação mais alta, mas também pela elevação do desemprego; o aumento dos juros dos financiamentos e crediários, encarecendo as prestações.



Todos os segmentos do varejo nacional registraram retração em 2015. A maior queda deu-se no segmento de veículos, motos e peças (-19,0%). Nos demais segmentos, as variações foram: tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,0%); material de construção (-2,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,1%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-0,9%).



http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.