sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Dr. Shape aposta na força do mercado de suplementos e prevê forte expansão

Maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil comemora os resultados positivos de 2015, que incluem uma megaloja matriz no centro da capital paulista e crescimento de 50% no número de lojas, e fala sobre seus planos para 2016

A preocupação dos brasileiros com a saúde, a estética e o bem-estar rendeu ao setor fitness um faturamento de R$ 6,5 bilhões em 2014 – somente a indústria nacional de suplementos nutricionais fechou 2015 com um faturamento de cerca de R$ 1,4 bilhão, com crescimento de 15% de produção, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). Os impactos positivos do segmento afetaram também os negócios da Dr. Shape, maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil: só em 2015, foram inauguradas oito lojas franqueadas em todo o País, além de uma mega matriz em São Paulo, reinaugurada no segundo semestre deste ano.

Localizadas em Campos de Goytacazes (RJ), Mafra (SC), Brasília (DF), Itabuna (BA), Feira de Santana (BA), São Luís (MA), São Carlos (SP) e Divinópolis (MG), as novas lojas da marca fazem parte do plano de expansão da empresa, que fechou 2015 com 25 unidades em funcionamento, no total, e outras 22 em fase de implantação. Para 2016, a expectativa é que a Dr. Shape inaugure 27 unidades. “Em 2015, passamos de 17 para 25 lojas, um crescimento bastante expressivo, de quase 50% em número de lojas. Estamos muito felizes”, comemora o sócio-franqueador, Roberto Kalaes.

Mesmo num ano de crise, a franqueadora decidiu investir em sua loja matriz, realizando uma grande obra para sua reinauguração. Instalada no Centro da cidade de São Paulo, a mega loja conta um novo espaço, com 300m² de conforto e um mix de produtos ainda mais completo para os clientes. Além dos artigos esportivos, vitaminas e suplementos, já tradicionais na rede, a matriz também prioriza a alimentação saudável, considerada a nova tendência do mercado, oferecida no próprio local para lanches e refeições rápidas. Outra novidade é o espaço Vitafor, onde podem ser encontrados todos os produtos deste fabricante em um único local. Além disso, a loja conta também com uma área reservada para treinos funcionais e práticas de esportes.


Segundo Kalaes, durante períodos de crise, não existem facilitadores – e, sim, trabalho e investimento redobrados para a conquista dos melhores resultados possíveis. “A expectativa da rede com o novo espaço é se firmar ainda mais como uma das melhores lojas do Brasil no segmento. Mesmo numa época de retração econômica, não nos privamos de fazer este investimento porque acreditamos no potencial do mercado”, destaca.

Lançamento no segundo semestre de 2016: dois novos modelos de franquia

Com foco total para evitar a crise, a Dr. Shape segue de olho nos interesses de seus clientes, com investimentos que visam o oferecimento de um mix de produtos maior e mais acessível, com o melhor custo-benefício do mercado. Outro foco da marca é a finalização de dois novos modelos de franquias de pequeno porte, que deverão ser oficialmente implantadas em 2016: o ponto de venda avançado e uma loja móvel. Ainda em formatação, esses dois modelos só serão lançados no segundo semestre e não têm números de investimento fixados ainda.

“2015 foi um ano desafiador para diversos segmentos no Brasil, porém, com foco e esforços redobrados, conseguimos nos sustentar – e até crescer – diante da crise. Para aumentarmos esses números no que se iniciará, investiremos em estratégias de mídia, reforçando nossa inteligência digital, com foco na fidelização dos clientes”, finaliza o empresário.

Conheça a Dr. Shape

Em 2002, o advogado Paulo Fernandes estava insatisfeito com a carreira jurídica. Encontrava ‘alívio’ na prática esportiva, à qual se dedicava com afinco e comprometimento. Fernandes consumia suplementos alimentares para viver com mais saúde e qualidade de vida e não entendia por que estes artigos eram ‘vítimas’ de tanto preconceito e desinformação. Tomou uma decisão para resolver ambas as questões: largou seu emprego e montou uma loja de suplementos alimentares na região central da cidade de São Paulo, a Dr. Shape Suplementos. Queria promover o consumo de tais itens compartilhando com os clientes informações corretas e de qualidade.

Durante 10 anos, o advogado viu sua loja crescer e se tornar referência. Além de vender suplementos, passou a comercializar outros itens, como acessórios para a prática esportiva e vestuário fitness, entre outros. Os clientes passaram a perguntar em quais outras regiões da cidade havia lojas da Dr. Shape – um indicativo de que era hora de crescer. Fernandes, então, aliou-se a dois especialistas em franchising - Roberto Kalaes, ex-executivo do Grupo Microlins, no sistema há 20 anos, e Felipe Kalaes, que atua com franquias há uma década. A dupla transformou a Dr. Shape em uma rede de franquias.

Em quase dois anos como franquia, a Dr. Shape Suplementos conta com 23 lojas em operação e outras 22 em fase de implantação.