quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vendas de materiais de construção cresceram 3,4% em 2015

Termômetro do Varejo, do Sindilojas Porto Alegre, revela alta nas vendas de material de construção, enquanto que o setor de vestuário registra queda em 2015

As lojas de materiais de construção encerraram o ano de 2015 com o saldo positivo. O volume de vendas acumulado de 2015 ficou 3,4% maior do que o resultado obtido em 2014. O dado é do Termômetro do Varejo, levantamento realizado mensalmente pelo Sindilojas Porto Alegre com as lojas de material de construção, vestuário e calçados. Além disso, na comparação entre dezembro de 2015 com o mesmo período do ano anterior o segmento também registrou crescimento nas vendas, com um aumento de 4,5%.

Já as lojas de vestuário e calçados de Porto Alegre registraram uma variação negativa de 6,4% em 2015 em relação ao ano anterior. Os resultados acompanham a tendência de queda para o Rio Grande do Sul que, na comparação do acumulado de janeiro a novembro de 2015 com o mesmo período de 2014, apresentou queda de 12,3% no volume de vendas do segmento, segundo o IBGE. Os piores resultados do ano ocorreram nos meses marcados pelas paralisações do servidores públicos e parcelamento de salários, que influenciaram a redução do poder de compra e confiança do consumidor. Em agosto a queda foi de 18% e setembro de 21%.


O Termômetro do Varejo é o índice que analisa, mensalmente, a atividade econômica no comércio de Porto Alegre para os segmentos de material de construção, vestuário e calçados. O conteúdo completo da pesquisa está disponível para os associados à Entidade. O material inclui informações da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas.