terça-feira, 15 de março de 2016

Renato de Castro - Smart Cities - cidades inteligentes

Renato de Castro, brasileiro que hoje é considerado um dos maiores especialistas sobre Smart Cities da atualidade lotou a sala "Shopper Marketing" patrocinada pelo Popai.

Renato de Castro: Sala lotada
Segundo ele, se os problemas urbanos são gerados pelos cidadãos, as soluções inteligentes devem ser focadas nesses.

Há hoje excelentes casos, desde questões de reurbanização e remodelação de cidades, à exemplo de Londres ou Barcelona, até mesmo cidades que são chamadas de Green Operations, e que são iniciadas a partir do zero. São criadas voltadas totalmente para esse fim

Ao londo de sua palestra, Renato apresentou cases interessantes de cidades como King Abdullah, Cingapura e Barcelona e alguns cases interessantes, como um supermercado na Coréia que ficou famoso por colocar compra por QR Code no Metrô, e Nova Iorque  com as cabines que estão sendo transformadas em cabines de wifi ultrarápidas.

Um dos casos mais interessantes foi o caso de Barcelona que está treinando pessoas comuns e utilizando drones para resgates rápidos e envio até mesmo de disfribiladores em casos de emergência. Nos casos de emergência, o tempo de deslocamento passou de 55-4minutos para o atendimento em áreas mais remotas.

Supermercado na Coréia do Sul: QR Code e entrega delivery
Drone em Barcelona: Socorro rápido em regiões mais afastadas.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Editor
Falando de Varejo