quinta-feira, 28 de abril de 2016

Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro? Veja o vídeo abaixo!
Essa pergunta é feita por muita gente que quer começar no ramo do e-commerce, como montar uma loja virtual com pouco dinheiro? Bom, primeiro vamos definir quanto é o seu pouco dinheiro. Você tem R$5 mil para investir, tem mais, tem menos? Ou você não tem nada para investir? Pouco dinheiro é algo bem relativo. Você só vai saber o que consegue fazer com seu pouco dinheiro quando souber quanto é o seu pouco.

Antes de começar qualquer tipo de negócio você precisa decidir qual produto vai vender, e não se toma esse tipo decisão como se escolhe o sabor do sorvete. Você precisa estudar o mercado, descobrir o que as pessoas querem comprar, o que dá lucro e o que você gosta de fazer. Eu costumo dizer que o nicho de mercado ideial é um ponto em comum entre os três itens que citei. No vídeo abaixo eu explico melhor a teoria, assista.



Bom, depois do nicho de mercado escolhido, você vai separar o seu pouco dinheiro em produtos, plataforma e divulgação da loja. Mas se o seu dinheiro for muito, mas muito pouco mesmo, opte por vender seus produtos em algum marketplace, como Mercado Livre, Enjoei ou Rakuten e use plataformas gratuitas, como LikeStore ou Loja Integrada. Não recomendo o uso de Magento ou outras plataformas de código livre, a menos que você seja programador. Se você está com pouco dinheiro, não vai sobrar para pagar o programador.

Vendendo seus produtos através de algum marketplace você paga uma taxa sobre cada venda, ou seja, você só paga se vender, se não vender não paga nada. Quando você contrata uma plataforma, os pagamentos são mensais, independente de quantas vendas você teve no mês. Se você acha que o seu pouco dinheiro não é tão pouco assim e dá para contratar uma plataforma, leve em consideração que seu e-commerce vai demorar alguns meses para se pagar.



Ou seja, não considere que no mês seguinte você conseguir pagar a mensalidade com o dinheiro das vendas. Talvez demore meses ou até um ano para você conseguir pagar as contas com seu lucro. Porque o dinheiro arrecado também paga os produtos vendidos, despesas de postagens dos produtos e gastos como luz, internet, e telefone. Como você tem pouco dinheiro o ideal é começar na sala ou no cantinho da garagem da sua própria casa.



Pagar aluguel de uma sala comercial é algo que você deve fazer quando já estiver com vendas constantes na loja virtual. Quem tem loja física, talvez só precise dedicar um funcionário para cuidar da loja virtual, e usar o mesmo, estoque, luz, internet e computador. Quando se inicia um e-commerce com pouco dinheiro, pode-se abrir mão de algumas coisas, como um escritório, uma plataforma própria.

Agora existem duas coisas das quais você não pode abrir mão, os produtos e a divulgação da loja. Nenhuma loja virtual faz vendas se não anunciar. As pessoas não sonham com a sua loja virtual e acordam no dia seguinte para ir lá e comprar. Para que você tenha vendas seu e-commerce precisa ter visitantes. Sim, você pode fazer anúncios no Google, mas certifique-se de que você sabe como fazer isso.


Um anúncio sem propósito e planejado de forma de indevida não traz os resultados esperados, nem adianta colocar a culpa no Google. Mas antes de qualquer anúncio pesquise onde está o público do seu produto. Para ser encontrado no Google sem pagar nada trabalhe o SEO da sua loja virtual. Isso serve tanto para quem tem pouco dinheiro, pouquíssimo. Para quem tem pouco dinheiro, nem tão pouco assim.

Sim, o texto ficou um pouco genérico, porque não tem como saber quanto é o seu pouco dinheiro. Talvez o que você tem disponível para investir não dê para começar uma loja virtual com 200 produtos, mas e porque não começar com 30 produtos? Porém existe a possibilidade do seu pouco dinheiro conseguir sustentar a loja por seis meses, então porque não segurar uns gastos para tentar sustentar a loja por um ano?

Não é a plataforma mais cara que vai fazer vendas na sua loja virtual, não é o anúncio mais caro que vai trazer visitantes para o seu site. Use as estratégias a seu favor, administre seu dinheiro com carinho. Já fiz um texto com dicas importantes sobre como vender na internet, recomendo fortemente que você leia. Assim você vai ver tudo que precisa ajustar antes de colocar a loja virtual no ar.

Não é impossível ter uma loja virtual com pouco dinheiro, você precisa apenas fazer investimentos com cautela, analisar o que é essencial no início e o que pode ser implantado depois. Tem muita loja virtual de sucesso que iniciou suas vendas no Mercado Livre, se deu certo com eles, pode dar certo com você também. A única coisa que pode te impedir, é montar uma loja virtual é pouca vontade, ou pouca dedicação. Essas são as empresas que não duram nem 6 meses no mercado.