quinta-feira, 21 de abril de 2016

Demanda das empresas por crédito recua 5,0% em março

No primeiro trimestre, indústria puxou queda

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve recuo de 5,0% na procura das empresas por crédito em março/16 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em relação ao mês imediatamente anterior (fev/16), devido ao feriado de carnaval, a demanda das empresas por crédito avançou 15,3%. Por sua vez, no acumulado do primeiro trimestre de 2016, a demanda das empresas por crédito recuou 9,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as incertezas quanto à trajetória da política econômica, o aprofundamento da recessão e as taxas de juros dos empréstimos cada vez mais elevadas, tem impactado negativamente a procura das empresas por crédito.

Análise por porte

A maior retração da demanda por crédito em março/16 ocorreu nas médias empresas: queda de 16,4% em ralação a março do ano passado. Nas grandes empresas o recuo interanual foi de 12,7%, ao passo que nas micro e pequenas empresas, a demanda por crédito caiu 4,4% em março de 2016.



No acumulado do primeiro trimestre do ano, as médias empresas lideram o recuo da demanda por crédito (-20,3%), seguidas pelas grandes empresas (-16,6%). Já nas micro e pequenas empresas, a demanda por crédito encerrou o primeiro trimestre com queda de 8,7%.

Análise por setor

Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram retrações em suas demanda por crédito em março de 2016 na comparação com o mesmo mês do ano passado: Indústria (-5,7%); Comércio (-6,4%) e Serviços (-3,4%)

No acumulado do primeiro trimestre de 2016, a indústria foi o setor que apresentou a maior retração em sua busca por crédito: -11,2% em relação aos primeiros três meses do ano passado. No comércio a retração no primeiro trimestre foi de 10,4% ao passo que no setor de serviços o tombo foi de 7,8%.


Análise por região

Houve retrações interanuais da demanda empresarial por crédito, neste terceiro mês de 2016, nas seguintes regiões: Sudeste (-8,1%); Nordeste (-6,1%) e Centro-Oeste (-5,5%). Por outro lado, tivemos elevações na busca por crédito de 1,5% no Norte e de 1,8% no Sul.



No acumulado do primeiro trimestre, a demanda empresarial por crédito recua em todas as regiões do país: Sudeste (-10,9%); Centro-Oeste (-10,5%); Nordeste (-9,9%); Norte (-6,3%) e Sul (-5,2%).

A série histórica deste indicador está disponível em:
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pj_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Você também lê esta notícia no site: http://noticias.serasaexperian.com.br/