quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sua empresa é velha, madura ou inovadora?

por Raquel de Araujo*

Analisando os três pontos-de-venda distintos, em uma mesma rua, pude notar o seguinte:

Raquel de Araújo, da Datamaker
Um salão de beleza que apresenta as seguintes características:

1. A aparência do lugar é de uma simplicidade de dar dó. A casa, pintada com uma cor forte, que neste caso, atua como um balde de água fria espantando até mau-olhado.

2. A construção necessita, há tempos, de uma pintura nova. Isto dá ao conjunto um aspecto de total abandono.

3. Faixas promocionais, caseiras, em péssimo estado e mal penduradas comprometem ainda mais a aparência do lugar.

4. As tais faixas apresentam todos os preços escritos, que com a velocidade que o trânsito da rua exige, não se consegue ler absolutamente nada. Aliás, será que alguém estaria mesmo interessado no preço da tintura ali oferecida?

Em seguida, um pouco adiante, na outra quadra, uma panificadora tradicional, cuja reputação vem sendo desenvolvida no mesmo endereço, há pelo menos duas décadas:

1. A programação visual, a cor aplicada na fachada e o endereço tradicional, comunicam perfeitamente quais são os tipos de produto e público da empresa.

2. O cuidado constante com a fachada é bem claro que acaba evidenciando a qualidade dos produtos e do atendimento ali oferecidos.

3. São realizadas campanhas promocionais, divulgadas por faixas e banners bem produzidos, que comunicam e convidam a uma visita.

4. É oferecido estacionamento gratuito aos clientes contornando o fato do trânsito da rua ser constante e não permitir que se estacione na frente da loja.

E finalmente, ao lado à panificadora, encontrei uma lavanderia pertencente a uma rede internacional de franchising:

1. De uma simplicidade de dar gosto, a fachada apresenta paredes pintadas de branco e apenas um belo luminoso, vistoso, colorido e proporcional fazendo a Identificação Visual do lugar, através de uma marca forte.

2. Pela fachada bonita e clean, mesmo quem nunca ouviu falar da tal rede percebe que ali possivelmente se lave roupas com capricho e profissionalismo.

3. Duas semanas após ser inaugurada neste endereço, já era possível visualizar, através da fachada transparente, várias pessoas sendo atendidas no seu interior.

4. Assim como na panificadora, os clientes contam com estacionamento gratuito, localizado na frente da loja.

Penso o primeiro ponto de venda, assim como muitas lojas, vem há anos envelhecendo e aparentemente está moribundo. Que o segundo se esforça para estar sempre impecável e vem através da tradição, aumentando sua qualidade e sua clientela. E que o terceiro, que transita com maestria em mercados competitivos, através de posicionamentos de marketing bem planejados, não está instalado naquele endereço por acaso. Na verdade ele se aproveita das paradas quase obrigatórias que os muitos clientes da panificadora vizinha vêm fazendo há anos e graças à força de sua marca, somada a esta localização estratégica, tornou-se rapidamente, mais uma loja vencedora da rede.

Analise friamente o design aplicado na sua empresa e conclua como o tempo está lapidando seu desempenho. Ela está se tornando velha e ultrapassada como o salão de beleza? Madura e experiente como a panificadora? Ou inovadora e arrojada como a lavanderia?
Lembre-se: As mudanças devem ser planejadas e colocadas em prática passo-a-passo. Nada acontece por acaso, da noite para o dia ou de modo indolor. Nunca é tarde para mudar o posicionamento e os resultados da sua empresa. Basta querer e trabalhar muito para que isto aconteça.

Raquel de Araujo é diretora da Datamaker: www.datamaker.com.br