quinta-feira, 7 de julho de 2016

4ª Febravar traz "Mark Zuckerberg brasileiro" com boas notícias aos pequenos empresários


Porto Alegre recebeu, nesta quarta-feira (6), o “Mark Zuckerberg brasileiro”. Gustavo Caetano, fundador e CEO da Samba Tech, desembarcou na 4ª Febravar – Feira Brasileira do Varejo para o painel “Inove ou morra tentando” com uma notícia positiva para os pequenos empresários: “As empresas grandes estão perdendo seu propósito. Nos próximos 15 anos, 80% delas vão falir. Estamos na era dos pequenos”, disse ele. Nomeado CEO do ano pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Caetano é considerado pelo MIT como um dos dez jovens mais inovadores do País.

Trazendo diversos cases de sucesso, como Uber, Netflix, EasyTaxi, ele ilustrou em sua explanação o que chamou de “era de Davi versus Golias”, ou seja, é a oportunidade do pequeno derrotar o grande. “As novas empresas entram nos mercados tradicionais usando modelos de negócios diferentes. Surgiram os inimigos invisíveis. São os pequenos que estão destruindo os mercados, porque eles resolvem os problemas de uma forma diferente”, comentou. Para Caetano, é necessário que a mente humana consiga imaginar futuros desruptivos e entender que as pessoas mudaram, estão mais conectadas, participam de grupos diversos e têm mais opções.

“Foque em nichos promissores, resolva um problema de forma bem resolvida”, disse ele ao público de empresários varejistas presentes na palestra. “É o que chamo de estratégia dos pinos de boliche, vamos derrubar um pino de cada vez. Não podemos ser genérico e oferecer algo que sirva para todo mundo”, comentou. O CEO falou ainda sobre a importância de trabalhar em redes e ter um propósito para inovar, em especial, melhorando a vida das pessoas ou arrumando algo que está errado. Alertou ainda conhecer a fundo essa nova geração, que planeja menos e executa mais, assim como, experimentar o seu próprio negócio. “Coma a comida do seu cachorro”, exemplificou. Caetano instigou a plateia sobre a importância de vender sonhos e de ter vontade de vencer, criando um modelo de negócio diferente. “Dê poder às pessoas, use seu cliente como fonte de inspiração e se diferencie por atributos irrelevantes”, sugeriu ele ao finalizar a palestra.

O Congresso Brasileiro do Varejo está reunindo palestrantes de renome nacional com temas diversos como o processo sucessório das empresas, o futuro da moda, a relação entre lojistas e shoppings centers, entre outros. A programação segue nesta quinta-feira (7), em paralelo à Febravar, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

O Congresso Brasileiro do Varejo está reunindo palestrantes de renome nacional com temas diversos como o processo sucessório das empresas, o futuro da moda, a relação entre lojistas e shoppings centers, entre outros. A programação segue nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), em paralelo à Febravar, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.