segunda-feira, 4 de julho de 2016

Via Varejo anuncia a abertura de centros de distribuição e entreposto

Estruturas logísticas instaladas em Goiás, Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Paraíba e promoverão melhoria na operação logística da Companhia

A Via Varejo, empresa do GPA, maior companhia varejista do Brasil, anuncia a inauguração de Centros de Distribuição (CDs), localizados em Hidrolândia (GO) e na capital do Rio de Janeiro, além da construção de um entreposto em João Pessoa (PB) e a ampliação do CD de Cachoeirinha (RS).

Com investimento total de cerca de R$ 13 milhões, as iniciativas têm como objetivo aprimorar o nível de serviço das lojas Casas Bahia e Pontofrio nestas regiões, além de gerar oportunidades para a sinergia das operações, como é o caso do novo CD do Rio de Janeiro que irá operar em conjunto com a Cnova, empresa responsável pelo e-commerce do GPA.

“As novas estruturas logísticas permitem ampliar ainda mais as vantagens competitivas nestes locais, pois a Companhia terá mais agilidade e pontualidade nas entregas e, por conta da dimensão dos novos espaços, um sortimento maior de produtos”, destaca Marcelo Lopes, VP de operações logísticas da Via Varejo. “No Rio de Janeiro, onde compartilharemos o CD com a Cnova, além dos benefícios aos clientes como a maior agilidade de entrega aos clientes da capital do estado, iremos também otimizar os custos de operação compartilhando custos fixos como aluguel e energia com a Cnova”, reforça o executivo.

O CD do Rio de Janeiro terá 137.000 m² de área total, que será compartilhado com a Cnova. A unidade tem como propósito a otimização da malha logística do estado e permitirá atendimento ainda mais rápido para a região da Costa Verde, Zona Norte, Zona Oeste, Zona Sul e o Centro da capital fluminense por conta do maior espaço de armazenamento que permitirá o aumento dos estoques. É o segundo CD da Via Varejo no estado, a empresa conta hoje apenas com a unidade de Duque de Caxias para o atendimento dos clientes do Rio de Janeiro, agora as entregas serão divididas entre as duas unidades.

“Um dos grandes benefícios dos projetos de integração e sinergia entre os negócios é a possibilidade de realizar entregas aos clientes, tanto das lojas físicas quanto do e-commerce, com o mesmo veículo, gerar mais produtividade por m2 e reduzir custos fixos”, informa Lopes. Os CDs de Cabo de Santo Agostinho (PE), Jundiaí (SP), Contagem (MG) e Camaçari (BA) já operam com sinergia entre a Via Varejo e outras empresas do GPA.

A nova unidade que está localizada na Estrada dos Palmares, na capital, irá gerar cerca de 220 vagas para Via Varejo e 450 para Cnova. As empresas já operam em sinergia as Centrais de Distribuição de Pernambuco, Jundiaí (SP) e Camaçari (BA).

Com inauguração realizada em maio, a cidade de Hidrolândia, no interior de Goiás, ganhou Centro de Distribuição com 28.785 m2 de armazenamento. A nova central irá beneficiar os clientes de Goiás, Brasília e Tocantins, praças estrategicamente relevantes no parque de lojas de Casas Bahia e Pontofrio. O empreendimento gerou 66 vagas diretas de emprego.

Reforço de estrutura

Localizado no Distrito Comercial de Cachoeirinha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, o CD Via Varejo foi inaugurado em julho de 2015, e passou por uma ampliação que permitiu que a capacidade de armazenamento quadriplicasse de tamanho, saindo dos 8.000m2 para 30.944 m2. O novo CD permitirá maior espaço de armazenamento e proporcionará maior nível de serviço aos clientes, agilizando e garantindo assertividade na entrega dos clientes de todo o Rio Grande do Sul, pois o estado terá maior espaço para armazenamento de estoques para dar apoio às 23 lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio no estado. Além da capa

Já a cidade de João Pessoa, na Paraíba, inaugurou em abril um novo Entreposto, unidade responsável por transferiras mercadorias que saem dos CDs em caminhões para pequenos veículos que fazem as entregas. Entre as melhorias que o entreposto proporcionou estão a redução do tempo de entregas para clientes por agilizar a transferência das mercadorias que vem dos CDs para os carros de entrega, ganho nos mecanismos de acompanhamento da operação, maior controle dos estoques da unidade e pontualidade na entrega.

A unidade já está atendendo 96 caminhões por mês.