quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Abrafarma confirma terceira edição do Future Trends

Congresso promete mobilizar 2.300 executivos do setor farmacêutico

Mena Barreto, da Abrafarma
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) confirma para o período de 31 de agosto a 2 de setembro a terceira edição do Abrafarma Future Trends, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento deve mobilizar 2.300 especialistas e executivos, representando a indústria e as 27 maiores redes do varejo farmacêutico nacional, que juntas representam mais de 45% do mercado brasileiro de medicamentos.

Serão dois dias dedicados a identificar oportunidades para aprimorar o desempenho dos negócios e levantar questões sobre o futuro das farmácias e drogarias no país, com foco em aspectos como a diversificação do mix de produtos e a incorporação de serviços de assistência clínica. “O evento já é uma referência na agenda do setor e permitirá um intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre fabricantes e varejistas”, ressalta Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

A programação do congresso contempla em média 45 horas de atividades, incluindo palestras com renomados especialistas nacionais e internacionais. Assim como nas edições anteriores, estão garantidos o Fórum de Alta Gestão, para discutir novos negócios; as Super Sessões, que levantam temas sobre gerenciamento de categorias e inteligência de informação. Além disso, o Encontre o Varejista permitirá a cada rede apresentar suas estratégias futuras, enquanto as Sessões Temáticas contemplarão debates promovidos por profissionais de diversas áreas de atuação.

Entre as atrações, destacam-se o Dr. Jarbas Barbosa, diretor-presidente da Anvisa, que abre a programação (dia 31/08, a partir das 7h) com uma palestra sobre o que a entidade pensa a respeito dos novos serviços nas farmácias. Um pouco mais tarde, o especialista em tecnologia de varejo e vice-presidente da Kantar (EUA), David Marcotte, palestra sobre o futuro do varejo de saúde e beleza. Haverá ainda, um debate sobre como a tecnologia pode mudar a face da saúde. Trata-se um painel com sete startups que dividirão com a plateia ideias inovadoras para melhorar a jornada do paciente, facilitar a prescrição médica, entre outros tópicos.

Já no segundo dia (01/09), acontece a palestra sobre o papel da farmácia na qualidade de vida de uma população, com Márcio Atalla. O professor de educação física e nutricionista expõe sua experiência e apresenta os resultados que propôs para a saúde de uma cidade inteira – Jaguariúna (SP). No dia 02/09, o debate de relevância é com os executivos da Close UP, Paulo Paiva; e da IMS Health, Sydney Clark. Ambos falarão sobre a ruptura de estoques, que leva à perda de vendas e à insatisfação dos consumidores. Os profissionais apresentarão o resultado de uma análise de mercado com estimativa de perdas da cadeia.

Road Show em São Paulo

No dia 2 de setembro, marcando o encerramento do evento e no mesmo local da Future Trends, acontece o Road Show Care Center – um projeto da entidade com objetivo de capacitar farmacêuticos por meio de workshops, reforçando o novo papel destes profissionais na atuação como agentes de saúde. São esperados mais de 1.500 participantes.

Sobre a Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 27 maiores redes de farmácias do País, que contam com 6.125 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam mais de 45% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 833 milhões de atendimentos em 2015, com vendas totais de R$ 35,94 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.