quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Laticínios Jussara avança no novo mercado de lácteos

Empresa estreia na categoria de bebidas lácteas ready-to-drink com apelo saudável e ganha espaço em diferentes segmentos do varejo

Após fechar o primeiro semestre deste ano com um incremento de 28% na receita líquida em relação ao período anterior, mesmo com a recessão econômica, a Usina de Laticínios Jussara quer atingir a ambiciosa meta de crescimento de cerca de 30% no faturamento até o final de 2016. Para dar sequência à onda de crescimento, uma das maiores indústrias de laticínios do país está expandindo seus negócios com produtos de valor agregado.

Laercio Barbosa:
Renovação no portfolio da marca
Um dos principais focos da empresa é uma nova categoria de mercado: a de bebidas lácteas prontas para consumo com apelo saudável. A marca estreia no segmento com o lançamento da Jussara Jump, com cinco opções de bebidas lácteas longa vida com polpa de frutas, chocolate ou cereais, para consumo em movimento (on the go). De acordo com Laércio Barbosa, diretor comercial da empresa, a linha representa uma renovação no portfólio que até agora contava com produtos comoditizados.

A estratégia de marketing da Jussara segue a atual tendência de consumo entre os brasileiros. Pesquisas da própria empresa e da Fiesp/Ibope revelam que a maior parte dos consumidores leva uma vida corrida e não tem tempo para cuidar da alimentação, por isso optam por produtos convenientes e práticos, que aliem qualidade e preços acessíveis. Os levantamentos indicam ainda a preferência por produtos de valor agregado que possam trazer algum benefício à saúde ou reforçados com nutrientes.

Oportunidades de negócios - Para conquistar novos espaços no mercado, a Laticínios Jussara também adotou o modelo de distribuição fracionada e pulverizada para a Jump, em vez de comercialização em escala que vem praticando.

Com isso, desde o seu lançamento em abril, a linha já conquistou mais de 5 mil pontos de venda no estado de São Paulo, entre eles, segmentos do varejo e food service, em que a marca não tinha presença, como academias, lojas de conveniência, lanchonetes, entre outros.

O sucesso do projeto já deu start em novas etapas previstas. Uma delas é a ampliação da linha com produtos com maior valor proteico para atender atletas e perfis de público que buscam alta performance com exercícios físicos.

A expectativa é de que a Jussara Jump seja a curto-médio prazo uma das principais linhas de produtos da indústria, gerando um volume de vendas de R$ 20 milhões a R$ 30 milhões anuais.

Com a nova estrutura fabril, a Laticínios Jussara também pretende crescer no segmento de leites longa vida. Além do leite UHT em embalagem de 1,5 litro, com melhor custo/benefício para consumidores, a empresa vai lançar no segundo semestre a linha de leites especiais (achocolatado e leite zero lactose) em garrafa PET de 1 litro.

Sobre Laticínios Jussara
Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG). A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos. A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e ACNielsen.