Desde quando era vendedor, gerente ou mesmo supervisor, percebia vários erros, digamos primários, que os vendedores de loja cometiam. Hoje como consultor e palestrante especialista em varejo, vejo clientes reclamar de vendedores que cometem estes mesmos erros.
Para ajudar você e sua equipe a evitá-los, fiz uma lista com os 10 erros (que infelizmente são comuns) cometidos por vendedores nas lojas:
1. Ficar encostado esperando o cliente (no balcão, parede ou mesmo no caixa);
2. Ficar de braços cruzados;
3. Mascar chicletes;
4. Fazer grupinhos ou rodinhas (2 pessoas já é grupinho);
5. Conversar com outro vendedor enquanto seu cliente está no provador (concentre-se na venda!);
6. Conversar com vendedor ou colega enquanto o cliente estiver pagando no caixa;
7. Chamar alguém gritando no meio da loja;
8. Estar na sua vez de atender, porém desatento e distante da porta;
9. Fugir de uma troca (Quando vê alguém chegando com a sacola da loja já sai de fininho…);
10. Ficar rindo com outros vendedores enquanto seu cliente está na loja.
Todos estes erros podem parecer atitudes inofensivas e que não fazem diferença. Mas aqui vai um conselho de quem aprendeu no chão de loja: cada erro desta lista afasta o vendedor e a própria loja do seu objetivo, da sua meta.
Se você é proprietário ou gerente, avalie se sua equipe não comete estes erros. Se você é vendedor faça uma auto-avaliação, e caso seja necessário, abandone estas atitudes que te afastam de atingir sua meta.
Sucesso e boas vendas!
Edson Moura
Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.