segunda-feira, 5 de setembro de 2016

ICV de agosto registra pior resultado dos últimos 20 meses

Os resultados de Dia dos Namorados e Dia das Mães apresentaram resultados que indicavam uma retomada de mercado, mas o mesmo não pode ser constatado durante o Dia dos Pais

O mês de agosto registrou o pior resultado dos últimos 20 meses (Jan/2015 a Ago/2016), com redução de 9% no fluxo de pessoas em relação ao período (mês) anterior. Já no comparativo com agosto de 2015, o número apresenta uma redução de fluxo de 10%. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de fluxo de clientes em pontos de venda.
Depois de rápidos sinais de recuperação em junho, o estudo mostra que a curva de flutuação de 2016 permanece similar a registrada em 2015, porém apresentando nos últimos 60 dias uma queda mais acentuada do que nos períodos anteriores.

Comparativo trimestral e recuperação da região Sul

Os resultados dos meses de julho e agosto impactaram negativamente no resultado parcial do terceiro trimestre, com fechamento prévio de -7,0% (1º tri -3,6%, 2ºtri -2,5%).

No recorte regional, o ponto positivo fica para a região sul do pais, exceção em relação às demais regiões do país, apresentando resultado acumulado (2015 x 2016) com aumento de 3,6% no comparativo.

Recorte regional (acumulado 2015 x 2016):

• Centro Oeste: - 6,8%
• Nordeste: -5,9%
• Norte: -2,2%
• Sudeste: -3,8%
• Sul: 3,6%

De acordo com Samuel Macedo, gerente de pós-vendas da Virtual Gate, o resultado de certa forma, é uma surpresa: "Os resultados de Dia dos Namorados e Dia das Mães apresentaram resultados que indicavam uma retomada de mercado, mas o mesmo não pode ser constatado durante o Dia dos Pais", destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, as questões políticas podem ter influenciado no resultado: "O Brasil viveu dias de atenção aguardando os resultados do julgamento do impeachment, e isso pode ter acarretado em um menor volume de pessoas dispostas às compras, aguardando os resultados e os prováveis desfechos econômicos e sociais que se darão a partir da decisão", avalia.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual.

Sobre a Virtual Gate

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portfólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L"Occitane, Sephora, entre outros.

Mais informações:
www.virtualgate.com.br