terça-feira, 27 de setembro de 2016

Shopping Total implanta plataformas digitais de serviços e "click & collect"


As plataformas digitais fazem cada vez mais parte do cotidiano, em todas as esferas da vida. No comércio, não é diferente, e os negócios nos mais diversos setores também precisam acompanhar o veloz andamento das tecnologias. Inovando no segmento de shopping centers, o Shopping Total, de Curitiba, vai implantar ainda em outubro deste ano uma plataforma digital de reserva de produtos das lojas do empreendimento por meio de um sistema de click and collect.

Sucesso em cases internacionais onde já vem sendo utilizado, em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, este formato consiste em oferecer em um completo e prático ambiente virtual os produtos que são comercializados nas mais diversas lojas físicas do Shopping Total. A plataforma PayMall, desenvolvida pela agência online AmexCom, que atende o shopping, vai concentrar todas as vantagens que já são características da compra no Shopping Total, ou seja, os preços vantajosos e uma cultura de descontos e preços promocionais, com a praticidade e o conforto da casa do cliente.

Com um clique, o cliente faz o seu pedido online e retira no shopping quando e como for de sua preferência. Dessa forma, economiza tempo, evita filas e já pode aproveitar para conhece os demais produtos e possibilidades daquela e das demais lojas do shopping. “É uma ferramenta pioneira que atende a uma tendência de mercado e também a uma demanda do próprio setor, que a cada ano precisa se reinventar e se adaptar às novas tecnologias. Trata-se de uma forma de modernizar o segmento, sem reduzir o fluxo de pessoas do shopping”, explica a gerente de marketing do Shopping Total, Aline Righi.

De acordo com a equipe que desenvolveu a ferramenta, a PayMall permite não apenas alcançar um público novo e diversificado, mas também ampliar a possibilidade de venda de produtos adicionais, conforme demonstram as experiências de outros países com plataformas similares. “É uma forma de beneficiar o cliente, o lojista e o shopping, buscando melhorar a experiência de compra do cliente, dando mais visibilidade para as marcas do shopping e aumentando as possibilidades de gerar vendas adicionais a partir da reserva online”, explica Carolina Possani, Gerente de Contas da Amexcom, responsável pelo andamento da PayMall do Shopping Total.

Além de cadastrar seus produtos, preços, informações sobre as peças e condições de pagamento, o ambiente de reserva virtual possibilitará ainda recursos adicionais como a pesquisa por segmentos, tipo de produto de loja e ainda a criação de wishlists, as listas de desejo. Nelas, o cliente poderá criar uma lista de produtos que deseja comprar ou com os quais gostaria de ser presenteado em eventos como aniversários, chás e amigo-secreto, por exemplo.

Inovação em venda em serviço

Além da implantação da plataforma PayMall, que deve ser concluída em outubro, o Shopping Total vem priorizando formas de contribuir com praticidade no dia a dia do cliente no acesso ao shopping e nas tarefas cotidianas..

Já estão disponíveis nos corredores do empreendimento seis totens Qiwi, uma tecnologia russa que concentra em um único software a possibilidade de resolver uma série de questões em um espaço reduzido de tempo.

Por meio do totem do Qiwi, vai ser possível, por exemplo, obter vouchers de desconto das lojas. O cliente poderá consultar a maquina antes de fazer qualquer compra no shopping, a fim de economizar e ganhar vantagens nas lojas do empreendimento.

O software permite ainda consultar a programação do cinema, realizar recargas de telefone celular de qualquer operadora, realizar compra de serviços como cursos online e jogos das mais diversas plataformas. Mais do que isso, também é possível realizar o pagamento de boletos e contas de consumo e, em breve, será acrescentada a função de recarga do cartão-transporte, que está em processo de implantação.

O software também já foi atualizado com um diretório digital de localização interna no shopping, em que é possível acessar um mapa da estrutura do Shopping Total e visualizar a localização do cliente e o local onde ele deseja chegar. Assim, o Qiwi mostra um trajeto para que o cliente chegue da forma mais prática ao destino desejado.

Além disso, é possível encontrar onde estão e quais são as lojas do segmento desejado. Por exemplo, se o cliente está em busca de uma peça de roupa, ele poderá selecionar a opção de vestuário e visualizar quais e quantas são as lojas deste segmento, escolhendo a partir disso uma de sua preferênci

Fonte: Portal do Shopping