sábado, 8 de outubro de 2016

Como usar mini reuniões para motivar sua equipe

As reuniões podem ser uma excelente ferramenta de gestão. Mas para muitos gerentes de loja nem sempre é possível realizar reuniões formais com toda a equipe. Reunir todos fora do horário de trabalho pode ser um desafio. Muitas vezes também precisamos transmitir uma estratégia imediata, que não pode esperar para o dia seguinte.
Nestes casos o gerente pode fazer MINI-REUNIÕES.
Estas são reuniões mais curtas (chamadas também de “reunião ao pé da escada”) com duração de até 10 minutos. O melhor horário para fazer esta reunião é geralmente de manhã, ou no início de cada turno, juntando a equipe e abordando o que deve ser realizado naquele dia.

Muitos colaboradores vêem as reuniões como perda de tempo (e muitas vezes são mesmo). Isso acontece pela pauta em si ou pela forma que o gerente conduz a reunião.

Muitos gerentes usam as mini-reuniões para falar de problemas, de assuntos negativos ou simplesmente para dar broncas em público. Isso serve para a equipe sair mais desmotivada do que quando entrou. Use essa ferramenta para transmitir uma nova estratégia, motivar a equipe, acompanhar indicadores e fazer sua loja vender mais.

Em minha carreira como gerente e supervisor sempre aproveitava as oportunidades para fazer mini-reuniões. Eu chamava todos “ao pé da escada” ou em um local onde poderíamos visualizar os clientes que entravam pela porta. Neste ambiente descontraído eu aproveitava para:
  • MOTIVAR E DAR AQUELE “GÁS EXTRA” NA EQUIPE (principalmente no fim do mês para alcançar a meta).
  • INFORMAR ALGUMA AÇÃO OU PROMOÇÃO IMEDIATA. Muitas vezes temos uma promoção ou desconto que não pode esperar até o dia seguinte.
  • FALAR SOBRE ESTATÍSTICAS E INDICADORES (fale sempre de uma forma motivadora, mostre que estão perto e como vão atingir a meta).
  • PARABENIZAR OU RECONHECER ALGUÉM EM PÚBLICO. Faça isso com o melhor colaborador do mês ou da semana (este pode ser o estoquista, as caixas ou mesmo o melhor vendedor). Assim todos se esforçam para serem reconhecidos na próxima reunião.
  • COMEMORAR AS METAS ATINGIDAS. Você pode reunir sua equipe e simplesmente parabenizá-los pelo bom desempenho na semana ou mês anterior. Eu tinha o costume de comprar um chocolate para cada colaborador. Este simples ato de reconhecimento criava um clima descontraído e motivador.



Uma boa gestão envolve inspirar e motivar seus colaboradores. Use a estas mini-reuniões para MOTIVAR sua equipe. Faça isso sempre que necessário e você logo perceberá o aumento na produtividade e a satisfação dos seus colaboradores!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com