quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Empresas investem no marketing e conseguem manter faturamento em período de instabilidade econômica

Parceria com personalidades, divulgação de novos produtos em filmes ou uniformes assinados por estilistas renomados. Ações desse tipo se tornam cada vez mais frequentes e marcas renomadas como a Rei do Mate apostam nesse tipo de estratégia para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Apesar dos números positivos, existem cerca de 1 milhão de estabelecimentos no Brasil, ou seja, a disputa para conseguir atrair mais clientes e manter um faturamento considerável acaba sendo bastante acirrada. Com o objetivo de conquistar o topo, muitas redes acabam buscando no marketing uma saída para se destacar da concorrência e fidelizar os consumidores. “Com a ascensão das redes sociais, o marketing se tornou uma poderosa ferramenta paras as empresas, tanto para divulgar as novidades e se manterem atualizadas, como para estarem mais próximas dos clientes”, explica o diretor comercial e de marketing da rede Reio do Mate, Antônio Carlos Nasraui.

Conhecida como uma das maiores cafeterias no formato de franchising, a marca possui 336 lojas por todo o Brasil e espera inaugurar 30 novas lojas ao longo de 2016. “Sempre buscamos referências com o que é tendência e o que está acontecendo no país, então sempre realizamos parcerias com artistas renomados, filmes ou ações”, diz Nasraui. A rede criou em parceria com uma startup do interior paulista, Uau-Fi, um app para os clientes que dá acesso à internet e realiza campanhas interativas, onde o consumidor ganha pontos e peças para um quebra-cabeça virtual e posteriormente troca por produtos nas lojas. “Os clientes costumam gastar 12 reais nas lojas, e esperamos que com o wi-fi livre, o valor aumente para 10%”, ressalta o diretor.

Luz, câmera e lançamento de produto

Cada vez mais frequente em grandes filmes, o chamado Product placement passou a ser uma técnica de marketing utilizada por grandes companhias para conseguirem divulgar um produto ou marca dentro de uma produção cinematográfica. O Rei do Mate já realizou cerca de 15 ações desse tipo até o momento e espera até o meio de 2017 realizar mais seis em produções nacionais. “Quando um espectador vê uma determinada refeição sendo transmitido em uma novela ou filme, acaba aguçando o paladar dele e faz com que ele procure posteriormente pelo produto”, afirma Nasraui. A ação mais recente foi no filme da vlogueira Kéfera,“É fada”.

Orgulho verde e amarelo

Considerada uma empresa que se orgulha em valorizar a cultura de seu país, a rede faz jus a esse título não só com as opções disponíveis no cardápio, mas sim criando parcerias com artistas brasileiros de diferentes segmentos. Em 2011, o artista Romero Brito redesenhou o logotipo do Rei do Mate para estampar os copos descartáveis e de vidro. Estilistas brasileiros consagrados também já foram responsáveis por assinar os uniformes dos funcionários como Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, sendo que este último foi lançado na passarela do SPFW de 2014. Os copos também já foram ilustrados pelo artista Gustavo Rocha e pelo escritor Ziraldo.

De olho nas tendências, a marca realiza com frequência campanhas com artistas e personalidades que estão em evidência na mídia, entre elas, Sabrina Sato, Dani Calabresa, a socialite Narcisa Tamborindeguy e o famoso garoto-propaganda Carlinhos Moreno. “É importante para a marca associar sempre sua imagem com pessoas influentes e queridas pelo público, então buscamos nos renovar a cada nova campanha e criar ações diferenciadas”, explica Nasraui.

Marketing de risco

Apesar de hoje o Rei do Mate criar grandes ações de marketing e se destacar por isso, a rede enfrentou dificuldades no início pois não tinha conhecimento sobre o que poderia ser positivo ou negativo para a marca. Certa vez o programa Fantástico transmitiu uma matéria mostrando os benefícios da acerola e no mesmo final de semana um goleiro famoso esteve na Bolívia e bebeu um chá de folhas de coca, causando grande repercussão. “Decidimos então colocar uma faixa em frente à loja da Avenida São João anunciando o “chá do Zetti”, um mate energético com acerola, mas que não tinha nenhuma relação com a folha de coca boliviana. O estoque de acerola de um mês se esgotou em duas horas, mas hoje não poderíamos criar algo desse tipo, na época não tínhamos noção de como usar o marketing ao nosso favor”, finaliza.

Sobre o Rei do Mate

O Rei do Mate foi fundado em 1978, pelo empresário Kalil Nasraui, próximo a famosa esquina paulista das avenidas Ipiranga e São João. Esta primeira loja tinha cerca de 20 metros quadrados e conquistou os consumidores com sua receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, tornando-se ponto tradicional do Centro paulistano.

Por mais de uma década o Rei do Mate manteve lojas próprias, sete no total, todas em São Paulo, que ajudaram a mudar o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que ele fosse multiplicado como franquia. Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a 100 – e café e pão de queijo foram incorporados ao cardápio.