terça-feira, 18 de outubro de 2016

Loja colaborativa fomenta empreendedorismo artesanal

Incentivar, reconhecer e valorizar os pequenos empreendedores e o artesanato regional são os objetivos da Mosaico de Ideias Loja Colaborativa, em Piracicaba (SP)

Piracicaba (SP) ganhará, no próximo dia 27, mais um local para o empreendedorismo, com a inauguração da Mosaico de Ideias Loja Colaborativa, no tradicional bairro São Dimas. O objetivo é oferecer espaços nas prateleiras para que pequenos expositores de decoração e presentes artesanais possam comercializar seus produtos.

A Mosaico de Ideias Loja Colaborativa foi idealizada por Cintia Miyao e Elisabeth Guilhermetti. A loja existia há pouco mais de um ano com outro nome e há dois meses as amigas decidiram assumir o empreendimento, que já mantém contrato com 14 expositores.

Como benefício da locação das prateleiras, os expositores recebem toda a infraestrutura e serviço de vendas (operacionalização, embalagens, recebimento em cartão de crédito e débito) e um programa de fidelidade que concede desconto a cada período de três meses de locação. “É possível conhecer profundamente a aceitação dos consumidores com um investimento baixo, sem a necessidade do expositor estar sempre na loja”, explica Cintia.

Cintia trabalha com artesanato desde a adolescência. "Quando criança brincava de lojinha no quarto dos fundos da minha casa. Sempre vi minha mãe fazer algum tipo de artesanato, como tricô, crochê e pintura em tecido. Por volta de 15 anos, eu fazia blusas de tricô e vendia para parentes e amigos”, relembra.

No Japão, onde viveu e trabalhou durante alguns anos, a artesã relatou que o interesse se tornou ainda mais aguçado, pois os japoneses valorizam e compram muito artesanato. De volta ao Brasil, Cintia trabalhou em empresa até que a demissão a fez se dedicar exclusivamente a sua paixão: o artesanato. As peças que produz em seu ateliê também são comercializadas na loja.
Elisabeth Guilhermetti cuida da infraestrutura da loja, incluindo o website, fanpage e já tem planos em implementar o e-commerce. “Nosso interesse é tornar a arte mais acessível e proporcionar a novos empreendedores a oportunidade de expor e vender seus produtos em um local agradável com todo suporte às vendas”, explica. “Entendemos que a loja colaborativa fomenta negócios, além de oferecer uma diversidade de produtos de qualidade para os consumidores”.

EXPERIÊNCIA

Há sete anos, a engenheira civil Valéria Cristina Schiavinato Mantelatto iniciou um curso de patchwork (arte de costura com retalhos) como hobbie. Há três anos passou a se dedicar exclusivamente à atividade, quando fortaleceu o nome fantasia PatchPira que já usava para comercializar suas peças. “O que era hobbie, virou renda”, comenta. Conectada à tecnologia, Valéria adquiriu uma máquina bordadeira que aumentou a sua produtividade. “Sou detalhista. Se vejo que a costura não ficou perfeita, desmancho e recomeço”.

Valéria conheceu a Mosaico de Ideias Loja Colaborativa e se tornou uma das 14 expositoras. Até o fim do ano a tendência é aumentar as vendas, sendo que as toalhinhas de lavabo, nécessaires e peças exclusivas estão entre os presentes mais desejados.

A jovem senhora Sônia Reis, assim como Valéria, ocupa espaço dentro de sua própria casa para produzir peças de decoração e utilidade a partir de madeiras de reuso. Sônia trabalhou na tradicional empresa Dedini, em Piracicaba, e saiu em 1986 para cuidar de seus dois filhos. Junto às tarefas domésticas, passou a se dedicar à pintura de telas e atuou em diversas atividades no artesanato até que há dois anos iniciou a reciclagem e pintura em peças de madeira de reuso como partes de janelas, pallets e talhas de madeiras. “Temos que acompanhar as tendências da época”, conta. O artesanato é também terapia para prevenção da depressão e ela descobriu assim uma grande aptidão neste tipo de trabalho.

ECONOMIA

A economia gerada pelo compartilhamento de lojas que dividem seus espaços internos impulsiona e fortalece iniciativas coletivas que geram ganhos para toda a sociedade. A Mosaico de Ideias Loja Colaborativa acrescenta este valor à cidade de Piracicaba ao unir pequenos empreendedores e estimular o consumo consciente.

A Loja Mosaico de Ideias reúne diversos produtos como decoração, linha baby, sabonetes artesanais, bijouteiras, nécessaires, brinquedos educativos, bolsas, moda alternativa e muito mais. “A ideia é aumentar a gama de produtos oferecidos”, anuncia Elizabeth.
Os artesãos interessados em expor seus produtos na Mosaico de Ideias Loja Colaborativa podem entrar em contato por e-mail cintiamiyao@mosaicolojacolaborativa.com.br ou pelo telefone (19) 3371-2896 para obter mais informações.

IBGE

A atividade econômica ligada ao artesanato é bastante dinâmica na economia brasileira e está presente em 78,6% dos municípios, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (2014), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Dados da pesquisa demonstram que cerca de 8,5 milhões de brasileiros sustentam a casa com esta atividade. O empreendedorismo por meio do artesanato movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano no Brasil.

Serviços:
Mosaico Loja de Ideias Colaborativa
Rua Dona Eugênia, 824, bairro São Dimas, Piracicaba/SP, CEP 13416-401
Tel. (19) 3371-2896
Whatsapp (19) 98883-2504
Facebook e Instagram: @mosaicodeideias
Website: www.mosaicolojacolaborativa.com.br
A loja já está aberta ao público de 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h.