quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Instituto Center Norte oferece oportunidade para ONG’s venderem produtos em shopping

Oito ONG's terão, pela primeira vez, seus produtos disponíveis para venda no quiosque do Instituto Center Norte, no Shopping Center Norte. A curadoria dos itens é realizada pela rede de desenvolvimento social Design Possível, que promove um programa de estímulo ao empreendedorismo voltado a essas organizações. Nos três meses de permanência, a instituição apresentará acessórios, artigos de decoração e papelaria produzidos pelas entidades assistidas.

Em parceria com outras organizações não governamentais, empresas e clientes, a Design Possível atende grupos de artesãos aplicando uma tecnologia social que tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos coletivos. A rede presta consultoria na criação de produtos, gestão de produção e comunicação. Com essas técnicas, treina esses públicos para a geração independente de trabalho e renda, estimulando o desenvolvimento humano e social.


“Em nossos 12 anos de história, implantamos importantes etapas para a profissionalização e empreendedorismo de artesãos e organizações. Para nós, é uma honra auxiliá-los a participar de uma operação comercial em um shopping center, que possui uma dinâmica diferente de exposição, venda e contato com clientes”, explica Julia Asche, coordenadora da ação pela Design Possível.

A presença da Design Possível no quiosque faz parte do projeto do Instituto Center Norte focado em mostrar ao público do Shopping, produtos de extrema qualidade produzidos por pessoas beneficiadas pelas ONGS. “Esta é a terceira instituição convidada para administrar o quiosque do Instituto Center Norte. A ação contribui ainda mais para a profissionalização das pessoas atendidas e até das próprias ongs que operam o quiosque, pois elas passam a produzir itens com os critérios de exigências que consumidores esperam de grandes marcas e estarão expostos ao lado de lojas nacionais e internacionais, além de se capacitarem comercialmente para operar um ponto de venda – sob o apoio técnico do Instituto Center Norte”, explica a vice-presidente do Instituto e diretora-executiva da Cidade Center Norte, Gabriela Baumgart.

Além da Design Possível, participaram do quiosque instituições como a Amigos do Bem, focada na geração de renda para manter programas de educação, saúde, moradia e trabalho de comunidades nordestina. E também, a ONG Adere que realiza a capacitação profissional de jovens portadores da deficiência intelectual.

Confira a lista das marcas expostas:


  • TEIA de Trabalho integra e desenvolve empreendedores em estado de vulnerabilidade gerando trabalho por meio da produção e venda de produtos sustentáveis. A equipe é formada por empreendedores da Saúde Mental e Economia Solidária .
  • Associação de Bordadeiras do Jardim Conceição de Osasco é um grupo de 30 bordadeiras que recebem capacitação para emancipação profissional em várias técnicas de bordado.
  • Armazém das Oficinas foi criado para ser a marca dos produtos artesanais e serviços das oficinas do NOT (Núcleo de Oficinas de Trabalho), uma parceria da Associação Cornélia Vlieg com Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, fundado para atender a necessidade de trabalho da população de baixa renda que apresenta quadros de transtorno mental, vulnerabilidade e não tem oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho. As marcas participantes do quiosque são Oficina de Papel Artesanal e Oficina de Marcenaria.
  • Parada São Paulo é organizada pela Coopeart Butantã, na zona oeste de São Paulo. Formada por cinco artesãs que desenvolvem produtos inspirados na cidade de São Paulo, o resgate histórico e o fortalecimento da identidade local para criação os objetos, o grupo atende a demanda turística pouco suprida no artesanato paulistano.
  • Maria Tangerina prioriza a produção local, e, por isso, busca parceiros e fornecedores que partilhem das preocupações: respeito ao meio e a sociedade em que estamos inseridos, ser livre de crueldade animal e humana. A marca produz suas peças em parceria com o Grupo Cardume de Mães, formado pelas costureiras Rosinha, Herculânia, Eliane e Francisca.
  • Nó da Nega é um empreendimento solidário que considera a importância da representatividade Afro Brasileira trazendo artigos confeccionados manualmente com um toque de sofisticação e exclusividade.
  • Oficina Arte e Luz da Rua capacita pessoas em situação de rua a desenvolver artesanato com bagaço da cana-de-açúcar, resíduo orgânico que sobra na moagem do caldo da cana nas feiras livres e pastelarias no Centro de São Paulo, transformando este lixo em luminárias, porta-lápis e demais acessórios.
  • Projeto Tear atua com a inclusão social pelo trabalho da população em situação de sofrimento psíquico do município de Guarulhos. Atualmente possui sete oficinas de trabalho: encadernação, marcenaria & marchetaria, mosaico, papel reciclado artesanal, serigrafia & personalização, tear & costura e vitral.

Serviço: Quiosque Instituto Center Norte – localizado próximo à Praça de Eventos
Funcionamento: de segunda sábado das:10h às 22h; domingo das 14h às 20h
Shopping Center Norte – Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme
Telefone: (11) 2224-5959

Sobre o Instituto Center Norte

Fundado em 2002, Instituto Center Norte tem como objetivo incentivar e promover ações de caráter social com foco em educação, capacitação profissional e geração de renda. O Instituto faz parte da Cidade Center Norte composta pelo Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte e Novotel Center Norte, localizados na Vila Guilherme, São Paulo. Durante a sua trajetória, o Instituto já apoiou mais 81 instituições. Os recursos financeiros são formados por ações promocionais dos shoppings com renda parcialmente revertida para atividades sociais e da venda dos materiais reciclados de embalagens descartadas pelo Novotel Center Norte e pelos lojistas dos Shoppings Center Norte e do Lar Center.