quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Outubro apresenta retomada no fluxo de clientes

Apontamento do ICV 30 divulgado pela Virtual Gate em parceria com a ABVS registra aumento de 8,7% no comparativo com o mês de Setembro. No comparativo com o mesmo período com o ano anterior, o registro continua apresentando queda.

O mês de outubro registrou um aumento de 8,7% no fluxo de pessoas em relação ao mês de setembro. No comparativo com o Outubro de 2015, o número apresenta uma redução de 6,6%. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de fluxo de clientes em pontos-de-venda, em parceria com a ABVS (Associação Brasileira de Varejo em Shopping).


Dia das Crianças e expectativa para os próximos meses.

Tradicionalmente, o mês de Outubro é um período importante para algumas empresas, principalmente por conta do Dia das Crianças, o grande responsável pelo aumento considerável entre o fluxo registrado entre os meses de setembro e outubro. Segundo Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, o resultado pode ser visto de maneira otimista: “Embora o comparativo negativo em relação ao ano passado, o consumidor ainda se mostra interessado em oportunidades e está sim voltando aos poucos ao ponto de venda, o que pode significar uma retomada nas vendas”.

Segundo avaliação da Virtual Gate, se os números continuarem seguindo a mesma tendência, é possível que o comércio registre um crescimento superior a 50% em seu fluxo de clientes nos próximos meses.

Rufino Martins, diretor da ABVS, orienta os varejistas: “Há uma grande expectativa de retomada das vendas com datas como Black Friday e Natal. Para vender bem, o varejista precisará além de promoção e boas oportunidades de negócio, dispor atendimento em quantidade e qualidade necessárias para que possam absorver o possível aumento de fluxo”, avalia.

Recorte regional (acumulado 2015 x 2016)

No corte regional, o Sul continua sendo a única região a apresentar resultado positivo durante praticamente todo o período de 2016 registrado. Mesmo assim, a região apresenta nesse mês a maior queda entre as regiões, ao passos que a região Centro-Oeste apresenta leve recuperação;

Recorte regional (2015 x 2016) + variação (mês anterior)

• Centro Oeste: - 6,2% (+ 0,3%)
• Nordeste: -6,3% (- 0,3%)
• Norte: -2,4% (0,0%)
• Sudeste: -4,3% (- 0,3%)
• Sul: 2,9% (- 0,6%)

Sobre o ICV:

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual.

Sobre a Virtual Gate:

Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portfólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Lojas Americanas, Farm, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros. Mais informações: www.virtualgate.com.br