quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Saiba como recorrer ao trabalho temporário de fim de ano

por Rafael Todesco*


A época de fim de ano é tradicionalmente associada a uma demanda por trabalho extra principalmente nos setores da indústria, comércio e hospitalar. Algumas redes de serviços, como bares e restaurantes, entendem o quão importante é este momento para garantir uma maior lucratividade se comparada ao resto do ano.

Impulsionados por uma perspectiva de melhoria na economia, além da mudança de comportamento dos consumidores nesta ocasião, os segmentos que usufruem da sazonalidade devem começar a avaliar suas necessidades de contratação de mão de obra temporária para atender a demanda extra. Contudo, diante da falta de planejamento, muitas empresas acabam tendo o desafio de conseguir contratar os candidatos certos. Através de um melhor preparo e o auxílio de empresas competentes e especialistas nesse assunto, a conquista de funcionários apropriados a cada necessidade é garantida.

Veja abaixo algumas dicas para se preparar adequadamente para a temporada mais aquecida e movimentada no ano:

– Comece cedo: Para se preparar para o fim do ano, comece agora pela construção de um plano de ação, sempre considerando o envolvimento de seus trabalhadores sazonais, os de tempo integral e sua rede comunitária. Por ser um período predeterminado, garanta que os funcionários sazonais tenham uma experiência positiva de modo que ele se sinta interessado em retornar às atividades no ano seguinte. Estar atento aos pedidos de horários flexíveis, quando muitos empregados sazonais podem estar trabalhando em outros empregos, aumentará ainda mais a probabilidade de sua lealdade.

Da mesma forma, boas experiências contribuem para que esses funcionários reconheçam e recomendem às pessoas de suas próprias redes sua empresa, tornando-se um bom trunfo diante de seus concorrentes. Considere implantar um programa de bônus de referência para ajudar a maximizar o calibre dos seus candidatos sazonais, pois eles são mais propensos a ter o conjunto de habilidades apropriadas e se encaixam a cultura da empresa com mais rapidez e flexibilidade.

– Contrate um serviço especializado: Concentre-se em recrutar talentos que representem o seu negócio para os seus clientes de uma forma positiva, uma vez que os trabalhadores sazonais mal treinados podem ter consequências negativas de longo alcance. Sabendo que o fim de ano é um momento estressante, avaliar os candidatos durante o processo de entrevista, perguntando como eles iriam lidar com várias situações desafiadoras. Candidatos que demonstram confiabilidade e uma forte capacidade de aprender, bem como uma personalidade que interage bem com clientes e supervisores tanto, sem dúvida, tornam-se os melhores funcionários.

Você também vai querer preparar seu pessoal efetivo para as demandas de contratação e gestão de uma força de trabalho sazonal antes do tempo. Deixe claro que eles precisam estar amplamente disponíveis e que este período pode durar semanas ou meses para que o processo de onboarding não sofra. Considere a parceria com uma empresa de trabalho contingente para gerenciar a busca, contratação e as necessidades de RH que acompanham o pessoal sazonal. A Adecco é líder mundial neste segmento e usa de toda sua expertise para localizar e entregar os melhores profissionais do mercado.

– Conheça seu público: O trabalho sazonal atrai uma variedade de pessoas para uma variedade de razões. Por exemplo, você pode encontrar pais que ficam em casa procurando renda adicional, aposentados retornando à força de trabalho, pessoas temporariamente fora do trabalho, estudantes do ensino médio e universitários, bem como funcionários experientes dispostos a trabalhar em um segundo ou terceiro emprego durante períodos de pico. De acordo com o estudo de negócios da Adecco, The Business of Seasonal Hiring, 76% das pessoas assumem empregos sazonais por mais dinheiro, enquanto que 11% estão preocupados em garantir uma relação permanente com o seu empregador – uma estratégia que pode levar a um emprego efetivo após o fim do período temporário.

Atrair esta vasta gama de candidatos muitas vezes significa usar incentivos criativos para se destacar entre os concorrentes. Os candidatos irão considerar alguns fatores antes de aceitar uma oferta: a taxa de remuneração, o tipo de segmento/serviço e a reputação da empresa no mercado. Companhias com forte reconhecimento de marca serão mais procuradas e é crucial que os salários sejam competitivos. Outras vantagens como almoço grátis, horários flexíveis e tempo de férias remuneradas também podem ajudar sua empresa a vencer a guerra por talentos sazonais.

A demanda por funcionários temporários está aumentando significativamente, e tomar uma atitude proativa é fundamental. Ao compreender suas necessidades de contratação e capacidades internas, começando cedo e se preparando para a concorrência, você será capaz de navegar com êxito o processo de contratação sazonal.

Rafael Todesco, especialista em Marketing da Adecco.