quarta-feira, 23 de novembro de 2016

URGENTE: Os primeiros resultados sobre consumidores no varejo físico!

Olá amigos do varejo

Surpresa (boa) por enquanto em relação à Black Friday para o varejo físico.

O monitoramento da Virtual Gate (www.virtualgate.com.br) está mostrando que as lojas estão registrando alta de fluxo nas últimas semanas no comparativo com os anos de 2015 e 2014. O crescimento das últimas 3 semanas ja é 11% maior do que no ano passado.


Isso mostra duas possibilidades, infelizmente difíceis de se “cravar” com maior certeza para que lado o mercado irá.

A.) Ou o varejo de fato terá um bom resultado em termos de fluxo nessa Black Friday, com a curva crescendo nessa semana também.

B.) Ou o período de Black Friday não está surtindo efeito e o “efeito represa” dos anos anteriores não está dando certo nesse ano.

Não vi/percebi até o momento nada de diferente (comparado aos outros anos) em termos de anúncios ou intenção de compra que motivasse a primeira opção (A).

Pessoalmente, tenho alguns motivos para pensar que o varejo físico não terá grandes vendas no Black Friday (diferente do e-commerce, que deve registrar boa alta), e na minha opinião (e puro chute), teremos um resultado mais próximo da opção B.

Conversando aqui com o nosso pessoal de analytics, surgiu uma terceira teoria: Se esse aumento de fluxo ainda não esteja se tornando venda para vocês, uma das possibilidades é que o consumidor está usando essas semanas para pesquisa e "situação" de preços. Se na Black Friday os preços não forem diferentes ou atrativos o suficiente, pode ser que o consumidor não entenda a questão com uma oportunidade. A história do "tudo pela metade do dobro" que aconteceu nos eventos passados, pode estar criando um movimento de maior consciência no consumo, pesquisando muito antes de comprar.

O que acham?

Montei também um vídeo abaixo que ajuda a entender melhor esses possíveis resultados.
Confira abaixo




Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Editor
Falando de Varejo