quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Inadimplência do consumidor cai 0,6% em novembro

Valor é referente ao acumulado em 12 meses

A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,6% no acumulado em 12 meses até novembro (entre dezembro de 2015 e novembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 1,0% do indicador. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, novembro caiu 14,8%.


Fonte: Boa Vista SCPC
Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, a maior elevação ocorreu no Norte (3,1%), seguida das regiões Nordeste (1,7%), Centro-Oeste (0,9%). Já nas regiões Sul e Sudeste houve quedas de 3,1% e 1,4%, respectivamente.

Fonte: Boa Vista SCPC - * Séries dessazonalizadas
A fraca atividade econômica, inflação elevada, aumento do desemprego, diminuição da renda, entre outros fatores, têm gerado grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de fraco crescimento da economia para 2017, espera-se que esta tendência de consumo permaneça inalterada, traduzindo-se em baixos níveis para o estoque de inadimplência.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/