terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Livro retrata o valor do design no franchising

Obra sobre o Prêmio ABF+RDI Design 2016 traz as 28 marcas e os profissionais premiados do ano

De que modo as redes de franquias têm utilizado o design como solução estratégica para alavancar seus negócios está retratado no livro do Prêmio ABF+RDI Design 2016. Publicada pelo segundo ano consecutivo, a obra é uma iniciativa da Associação Brasileira de Franchising em parceria com o Retail Design Institute no Brasil e será distribuída a associados e ficará a disposição na sede da entidade.

Nesta sexta edição do prêmio, concorreram 84 projetos, de 52 marcas, entre os quais 28 sagraram-se vencedores. “A cada ano temos a convicção de que o Prêmio ABF+RDI Design nos revela que a cultura do design está intrinsecamente ligada às estratégias de negócios das redes e em sua relação com o cliente final”, afirma Cristina Franco, presidente da ABF. A executiva observa, ainda, que “o franchising é um dos setores que mais utiliza dos recursos do design para serem aplicados aos negócios e encantar os clientes”.

A relevância do ponto de venda físico na era digital, como espaço indispensável para proporcionar uma nova experiência de compra para o consumidor, e do próprio design é observada por George Homer Jr., presidente do RDI. “Os pontos de venda são fundamentais para o varejo, porque é ali que os consumidores têm contato com as marcas, podendo estabelecer com elas uma relação multidimensional”, diz. Ainda segundo Homer, na relação entre franqueados e franqueadores, o uso do design como ferramenta estratégica é cada vez mais importante na obtenção dos resultados desejados, como um Retorno sobre Investimento (ROI) mais rápido e relevante, a geração de mais tráfego de clientes-alvo, o controle da evolução da marca, dentre outros.

O livro traz os projetos, marcas e profissionais premiados em seis categorias: Projeto Arquitetônico – Loja e Quiosque; Visual Merchandising – Vitrine, Ação de Ponto de Venda e Campanha de Ponto de Venda; Produto; Embalagem; Brand Design e Design Consciente, além dos critérios e conceitos que envolvem o prêmio e o perfil dos jurados. A obra traz ainda artigos que fazem um balanço e histórico da aplicação do design no franchising, bem como as potencialidades de sua aplicação.

“O propósito da ABF e do RDI ao publicar esta obra é torná-la uma referência e uma fonte de informação para o mercado e um marco da valorização dos profissionais e das marcas que se destacaram no Prêmio”, completa Cristina Franco. A honraria foi entregue no dia 27 de outubro, durante a 16ª Convenção ABF do Franchising, na Ilha de Comandatuba (BA).

Confira as marcas e os projetos premiados:

VENCEDORES

Projeto Arquitetônico- Loja

1º Outer Shoes
2º The Body Shop
3º Dumond

Projeto Arquitetônico - Quiosque

1º The Body Shop
2º Maybelline
3º Nutty Bavarian

Visual Merchandising – Vitrine

1º Puket
2º Imaginarium
3º CI e Via Mia

Visual Merchandising – Ação de PDV

1º Tip Top
2º Via Mia
3º iGUi

Visual Merchandising – Campanha de PDV

1º Vivenda do Camarão
2º 5àsec
3º Lig Lig

Produto

1º iGUi
2º Odontoclinic
3º Pandora

Embalagem

1º Nutty Bavarian
2º Fábrica di Chocolate
3º iGUi

Brand Design

1º Maxsushi
2º 5àsec
3º Posé

Design Consciente

1º iGUi
2º Maybelline
3º Tip Top

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são neces sárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo. Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.