terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Qual é o futuro do varejo? Confira 7 previsões.


2016 foi um ano de grande progresso no setor da tecnologia, especialmente em relação ao setor de varejo e indústria. A expectativa da Zebra Technologies é que a onda de inovação continue acontecendo nos próximos anos, de forma cada vez mais acelerada, sempre com o objetivo de elevar os níveis de produtividade e proporcionar um uso mais eficiente dos ativos.

Mas quais serão os próximos passo? A Zebra Technologies já está concentrando seu foco sobre as tendências tecnológicas nos próximos anos e na maneira como elas afetarão as empresas e os consumidores. Estamos empolgados com as possibilidades que essas tecnologias podem oferecer às empresas, aos nossos clientes e parceiros e aos usuários, para que eles possam estar tão conectados e agir de forma tão inteligente quanto o mundo em que vivemos, proporcionando-lhes uma visibilidade visionária.

A Zebra adianta sete previsões relacionadas ao ambiente de negócios nos próximos anos:

1. As empresas demandarão cada vez mais visibilidade sobre seus ativos, equipes e transações. Isso levará a um aumento no uso de tecnologias como códigos de barra e etiquetas RFID para melhorar a gestão e ganhar agilidade no manejo de ativos.

2. Dados ganharão significado antes que se tornem inúteis: A quantidade de dados à disposição das empresas é cada vez maior, provendo informações de toda a cadeia produtiva com incrível precisão. Contudo, o grande desafio para as empresas até 2020 será coletar e analisar estes dados da forma mais rápida e precisa possível para poder agir com precisão e aumentar sua produtividade.

3. Novos dispositivos terão mais recursos do que antes. As empresas buscarão usar dispositivos do tipo "tudo-em-um" no trabalho, e assim os equipamentos de consumo serão substituídos por dispositivos profissionais, capazes de executar mais tarefas com melhor desempenho.

4. Inteligência Artificial e automação serão mais comuns do que se pode imaginar. Robôs e sistemas baseados em aprendizagem automática realizarão as tarefas mais simples, como catalogação de itens, otimização de espaço, análise de informações em tempo real, evitando assim desperdícios de dinheiro e material.

5. Dispositivos móveis usados nas empresas se prepararão para novas opções de sistemas operacionais. Já em 2017 a Microsoft deixará de oferecer suporte para Windows CE e o EH 6.5 tradicional, e a tendência é que a atualização destes sistemas se torne cada vez mais frequente.

6. A adoção de tecnologias de localização crescerá significativamente devido ao aumento do uso de etiquetas RFID e softwares de geolocalização. Esse avanço transformará a análise de dados e os serviços de atendimento ao cliente, proporcionando experiências cada vez mais personalizadas e customizáveis.

7. O varejo multicanal crescerá graças ao uso de tecnologias que oferecerão uma excelente experiência de compra, integrando as lojas físicas e on-line. Isso significa que a separação entre o físico e o digital durante o ato de comprar será cada vez menor. A tendência é que eles deixem de competir entre si, e passem a se complementar, através de soluções focas na experiência do usuário.