sábado, 4 de fevereiro de 2017

Grandes líderes aparecem em momentos difíceis



Existe uma frase que diz: “mar calmo nunca fez bom marinheiro”.

Todo líder enfrenta momentos difíceis, e são nesses momentos que o verdadeiro líder se destaca e demonstra quem realmente é.

É muito bom ser um líder e aproveitar dos privilégios do cargo. Mas o que muitos não levam em conta, é que ser um líder tem seu preço.

Ninguém gosta de experimentar situações de dificuldades, mas como líder você precisa estar ciente que virão situações difíceis, e estas poderão transformá-lo em vilão ou herói.

E um dos segredos para estar preparado para estas situações é saber tomar decisões difíceis rapidamente.

Ser líder é tomar decisões que muitas vezes são impopulares, onde não terá a aprovação dos outros. A verdade é que se um líder tentar agradar todo mundo pode acabar se indispondo com todo mundo.

Em minha carreira já tomei várias decisões que desagradavam membros da equipe e até superiores. Mas posso me orgulhar que se errei, sempre foi “por fazer a mais”. Eu não deixava as vendas simplesmente acontecerem conforme o fluxo de clientes ou como andava o “mercado”.

Por exemplo, enquanto todos reclamavam da crise, eu estava agendando uma reunião motivacional com toda a equipe fora do horário de trabalho.



Sei que muitos da minha equipe não se animavam em ir para uma reunião onde tinham que acordar mais cedo e chegar 2 horas antes de abrir a loja. Por isso eu preparava um delicioso café da manhã e na sequência fazia um treinamento em cima dos pontos de melhoria da equipe. Isso tudo num clima motivador, sem “lavar roupa suja” ou fazer críticas exageradas.

Esses dias de treinamento eram os melhores dias de vendas, pois após nossa reunião todos estavam motivados e com estratégias para aplicar. Por fim o esforço sempre era recompensado.



Liderar pessoas pode ser um grande desafio, que vai exigir muita coragem. Tenham em mente que sua equipe o vê como um “resolvedor” de problemas e nessas horas é que você pode virar herói e conquistar mais liderança e influência com todos.

Lembre-se: Grandes líderes aparecem em momentos difíceis.

Bom trabalho e boas vendas!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

Acesse: www.edsonmoura.com