quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Plataforma inédita traz conceito de Local Store Marketing ao varejo físico brasileiro

Tendência nos Estados Unidos, o LSM passa a integrar o aplicativo Bonuz e empresas e franquias de alimentação têm retorno 20 vezes maior que o valor investido

A metodologia do Local Store Marketing (ou em uma tradução livre: Marketing de Resultado Local) ganhou força nos Estados Unidos e chega ao Brasil agora no início de 2017. De acordo com a pesquisa da Duke Marketing, especialista no tema, 80% do orçamento dos consumidores são gastos em lojas da vizinhança, o que representa uma oportunidade excelente para o mercado faturar mais sem ter que gastar muito. Investir na vizinhança é a grande aposta da SumOne, criadora dos aplicativos Bonuz e Companion. Desde janeiro, todos os 1,5 mil clientes podem escolher as ofertas e ações de marketing de forma totalmente autônoma pela ferramenta de LSM, inédita no Brasil.



Segundo o CEO e cofundador da empresa SumOne, Lucas Prim, o Local Store Marketing é orientado a gerar impacto na comunidade que cerca o negócio, com uma comunicação geolocalizada e foco na frequência e fidelidade do consumidor. Assim, todos os empreendedores, entendedores ou não de marketing, podem criar ofertas e pensar em ações segmentadas ao público e à região. “Percebemos a eficiência desse método junto a consumidores cada vez mais conectados em seus smartphones e criamos uma plataforma para que os nossos clientes, pequenos empreendedores e grandes franquias do ramo de alimentação possam usufruir com autonomia”, explica Prim.

A ferramenta já está apresentando bons resultados: novos clientes a um custo pelo menos 75% menor do que em mídias tradicionais e um retorno de até 20 vezes o valor investido em campanhas de engajamento para levar clientes de volta para a loja. “Com a inteligência e dados que viabilizamos por meio dos nossos aplicativos, franqueados e empresários de food service podem definir o benefício que querem oferecer e o tamanho do público participante. Ou seja, a gente sai desse meio de campo e empodera de verdade o empreendedor local, que sempre foi o nosso principal objetivo como empresa”, comenta Carlos Eduardo de Souza, Diretor de Marketing e cofundador da SumOne.

Fidelidade local

Clientes do aplicativo Bonuz também passam a ter uma nova visualização dos restaurantes cadastrados. “Criamos um novo recurso dentro do app, o de ‘oportunidades’. Assim, todas as ofertas são mostradas de forma geolocalizada e o usuário consegue ver as ofertas disponíveis mais próximas.”, afirma Souza. Com essa medida, os consumidores podem experimentar outros restaurantes de acordo com a sua localidade. “A recepção do mercado está sendo muito positiva”, finaliza.

A SumOne

A SumOne é uma empresa de tecnologia e inovação focada em levar resultados para seus parceiros com conexão entre marcas e clientes por meio de relações “ganha-ganha”. As soluções atendem, inicialmente, o varejo físico, especificamente o food service. A empresa, que tem sede operacional em Florianópolis (SC) e sede comercial no Rio de Janeiro (RJ), é responsável pelo desenvolvimento do Bonuz, seu principal produto - voltando ao consumidor final - e do Companion - produto correlato e B2B. Entre os mais de 30 clientes, estão redes como a Subway, maior empresa de fast food do mundo, Habibs, Divino Fogão, Spoleto, Koni e Megamatte. Até o início de agosto, eram 1,5 mil estabelecimentos participantes e a meta é alcançar 7 mil pontos de venda até 2018. Em maio de 2016, a empresa recebeu aporte do fundo Cventures Primus, no valor de R$ 3 milhões.