domingo, 21 de maio de 2017

O melhor vendedor de Portugal

Fred Rocha, especialista em varejo, percorre o país do Velho Mundo para lançar o seu livro e conhecer histórias inspiradoras de varejistas

O mineiro Fred Rocha, palestrante especialista em varejo mais contratado do Brasil em 2016 e um dos articulistas mais lidos do portal Administradores, irá fazer o lançamento do seu primeiro livro “ManUAU do Novo Varejista”, em Lisboa, Portugal, no dia 26 de maio.


Antes do lançamento, irá percorrer Portugal, durante 10 dias, para conhecer os desafios e oportunidades do varejo do velho Mundo, com a expedição “O melhor vendedor de Portugal”. Esta viagem será feita com mais dois profissionais especialistas em vendas: Wilson Cesário, coach de vendas e Jean Oliveira especialista em vendas com foco em representantes comerciais. Este trio de profissionais qualificados e reconhecidos no segmento irá rodar Portugal em busca de histórias de pessoas inspiradoras. “Recebemos diversas mensagens de portugueses com as indicações de pequenos varejistas e empreendedores de sucesso para serem conhecidos pela expedição. Vamos conhecer as histórias de vendedores, garçons, empresários, produtores; profissionais com histórias motivadoras e reais. Afinal, são esses os melhores vendedores!”, ressalta Fred Rocha.

O autor do “ManUAU do Novo Varejista”, além de palestrante, é conhecido por ser um pesquisador do varejo por ir além do conhecimento teórico e buscar conhecer pessoalmente a cultura dos lugares, dos prestadores de serviço e comerciantes. Em 2015, viajou os Estados Unidos conhecendo o varejo de nicho e entre as suas descobertas, conheceu lojas especializadas para canhotos, exclusiva de pipas e outra apenas com produtos para bilionários. Em 2016, viajou 16 mil quilômetros por 60 dias pelo Brasil, do Oiapoque ao Chuí, estudando empreendedores e comerciantes de sucesso, focado no pequeno varejo. Nesta viagem, fez a expedição em busca do melhor vendedor do Brasil. Já em 2017, o desafio é encontrar o melhor vendedor de Portugal. “Acredito que Portugal é uma boa referência do comércio do Velho Mundo que ainda mantém muito da tradição dos mercados. Lá a internet ainda é pouco presente no varejo e o e-commerce não é tão avançado como no Brasil, mas não vejo isso como desvantagem, pois cada lugar tem seu tempo cultural. Estou curioso para entender os anseios do Retalho (assim chamam varejo por lá) português e os desafios de empreender em um país tão tradicional”, destaca o realizador da expedição.

O conhecimento prático do varejo português e as histórias inspiradoras da expedição serão apresentadas no seminário “O melhor vendedor de Portugal, no dia 26 de maio, às 17 horas, na Casa do Comércio, em Lisboa. O evento também irá contar com palestras dos três especialistas em vendas (Fred Rocha, Wilson Cesário e Jean Oliveira) e o lançamento do livro “ManUAU do Novo Varejista”.

O diário de bordo da viagem, com as informações diárias, curiosidades, histórias e fotos da expedição será publicado no site http://www.omelhorvendedor.pt/ e fanpage “O melhor vendedor de Portugal”.

Livro ManUAU do Novo Varejista:

O objetivo do “ManUAU do Novo Varejista” é ser um guia para o varejista que precisa se reinventar, renovar para o novo comportamento do consumidor. É uma publicação sem precedentes no varejo brasileiro que apresenta em seus 36 capítulos e 360 páginas coloridas e ilustradas; conceitos,técnicas, experiências, tendências, dicas de como ter um varejo seja na rua, shopping, ou até mesmo, na internet. Segundo Fred Rocha, as mudanças do varejo não permitem mais que o dono de uma loja fique esperando o seu cliente chegar. Ele precisa aprender novas estratégias para atraí-lo e oferecer uma experiência de compra encantadora, que desperte o “UAU” do cliente e ele queira voltar.

Além de toda a expertise do Fred Rocha, o livro conta com o prefácio feito por Vivianne Vilela, diretora executiva do E-commerce Brasil; história de inspiração com Roney Almeida, o Roninho da Mercearia Paraopeba, o pequeno negócio mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento; e também dicas dos especialistas Caio Camargo, Fred Alecrim e João Kepler.

Sobre Fred Rocha:

Aos 41 anos, o empreendedor Fred Rocha tem em sua bagagem a criação de 14 empresas. Em 2016, fez uma expedição do Oiapoque ao Chuí, durante 55 dias, percorrendo 16 mil km, para estudar a realidade do pequeno varejo. Em maio, irá repetir o projeto em busca de outras histórias de sucesso dos varejistas, mas desta vez será em Portugal. No mesmo ano, foi reconhecido duas vezes, como o Melhor Profissional de Marketing Digital. A primeira vez pela ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e a segunda pelo Prêmio Digitalks.

Além de frequentar os principais eventos do segmento em todo o mundo, Fred é considerado um dos especialistas que melhor conhece o varejo. Isso porque ele é um pesquisador, em cada cidade visitada, faz questão de conversar com os lojistas e vendedores para entender o mercado, as oportunidades e os desafios em cada região. Assim, ele roda o Brasil, ajudando os pequenos negócios a se desenvolverem. Em 2016, foi o palestrante, especialista em varejo, mais contratado do país e a previsão para 2017, com as palestras já agendadas, é de superar o número do ano anterior.

Serviço:

Seminário “O melhor vendedor de Portugal” e lançamento do livro “ManUAU do Novo Varejista”.
Data: 26 de maio
Horário: 17 horas
Local: Casa do Comércio
Endereço: Rua Castilho, 14. Lisboa.
Inscrições gratuitas e limitadas pelo site: www.omelhorvendedor.pt