sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Estudo aponta que cerca de 30% do investimento em mídia no varejo não tem retorno, segundo startup.

Um dos grandes desafios do mercado ainda tem sido o de atrair clientes. Em um tempo onde os clientes ainda estão escassos nas lojas, nunca a frase “se entrasse mais gente, eu venderia mais” parece ter feito tanto sentido à gestores, diretores e administradores do mundo do varejo.

Em tempos de crise, a produtividade vem sendo cada vez mais cobrada, focada principalmente nas equipes de venda. “Não podemos perder vendas” ou ainda “não podemos perder clientes” são mantras muito utilizados no dia a dia das equipes de atendimento.


E onde há clientes escassos, há sempre uma maior demanda para a área de marketing. Eventualmente, cabe ao time de marketing a solução mágica, ou um novo esforço para se atingir novos resultados. Mesmo nesse período pós-crise, a maioria das equipes ainda tem que lidar com orçamentos reduzidos e pressão por crescimento e melhores resultados.

Se propaganda e promoção sempre foram armas efetivas na atração de clientes, o problema é que todo o arsenal de mídia que o mercado tem a disposição do varejo parece estar cada vez mais caro e pior do que isso, está trazendo cada vez menos resultados.

Na busca pelo resultado, muitas empresas até optam por apostas em novos veículos ou meios de se comunicar com o cliente, como um novo jornal, ou uma “oportunidade incrível de desconto” no anúncio, sem obter qualquer tipo de resposta em relação ao retorno do investimento realizado.

Uma avaliação desse cenário realizada pela Ouvi, startup norueguesa-brasileira focada na avaliação de campanhas e ações promocionais através de mobile tracking, verificou que cerca de 30%, ou seja, cerca de 1/3 do investimento realizado pelo varejo não traz qualquer tipo de retorno à marca, sendo totalmente desperdiçado.

Segundo Tore Haugland, CEO da empresa: “Verificamos que em alguns casos, há oportunidade para que o varejista reduza drasticamente seu investimento sem impacto em faturamento, ou ainda redirecione os investimentos nas mídias onde ele tenha mais retorno, obtendo melhores resultados.”

Na avaliação realizada pela empresa, o retorno dos investimentos de mídia e campanhas no varejo verificado gira em torno dos 20%, índice até mais positivo do que encontrado em países como os Estados Unidos, onde gira em torno de 10%.

Um dos varejistas que já utilizou a solução foi a Livraria Cultura. De acordo com Sergio Herz, CEO da empresa: “Em uma ação, verificamos que mais de 30% das vendas promocionais foram originadas através das divulgações online. Isso fortaleceu ainda mais nossa estratégia digital.”

Janaína Camargo, sócia-diretora da Ouvi conclui: “Constatamos que a efetividade de uma mídia muda de praça para praça. Um tablóide pode trazer mais retorno em um bairro residencial ou em uma cidade específica, mas pode apresentar uma resposta diferente em outra localidade. Com nossa solução, conseguimos identificar como, quando e onde os clientes preferem interagir com as campanhas da marca.”

Sobre a Ouvi:

A Ouvi é uma startup norueguesa-brasileira, fundada em 2004, que oferece ao mercado soluções de mobile tracking de campanhas e ações de marketing, possibilitando que as marcas analisem a eficiência dos canais de distribuição e seu retorno de investimento através de mecanismos como vouchers digitais e ações por SMS. Já usaram nossas soluções empresas como C&A, Nokia, Renault, Nestlé, BR, Santander, Chilli Beans, Riachuelo, Shell, Swift, Diageo, Santher, Cyrela, Bradesco, Bob’s, entre outras.

Mais informações: www.ouvi.com.br