quinta-feira, 1 de março de 2018

Inovação é a chave do sucesso para Calçados Bibi

Marca investe em programa que premia anualmente as melhores ideias

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Presidida por Marlin Kohlrausch, a marca desenvolveu um programa chamado “Ninho da Inovação” que tem como objetivo estimular colaboradores, fornecedores, equipes de vendas e pessoas do Varejo a trazerem novidades relacionadas aos produtos, lojas, processos e a fabricação de calçados. Anualmente são mais de 300 ideias analisadas pelo Comitê de Inovação, uma equipe formada por colaboradores de diversas áreas da empresa, que verifica se é viável implantar a ideia ou se é algo que precisa de alguns ajustes para ser colocada em prática. Além disso, as melhores inovações são premiadas em evento interno e passam a incorporar as atividades da Bibi.


“As temáticas estratégicas são direcionadores do projeto e garantem que haja alinhamento com a estratégia da empresa. Para isso, a Bibi seleciona cinco temáticas estratégicas a serem abordadas. Cada uma delas é apresentada sob um nome e uma breve descrição que será aprofundada. As ideias podem ser sugeridas com base nas áreas de: Processo, Produto, Vendas e atendimento nas lojas, Marketing e Comunicação, Pessoas e Estoques. Para que seja inovação é essencial que a temática cumpra os requisitos de: alinhamento com o negócio, novidade, execução e resultado”, explica o presidente da Calçados Bibi. Hoje, participam do programa 1,5 mil colaboradores, 500 pessoas do Varejo, 110 fornecedores e 32 pessoas da equipe de Vendas.

Entre os cases, a marca apresenta como exemplo o lançamento do modelo Patch Mania, nas cores rosa e azul. O tênis conta com um velcro na parte superior do calçado que pode ser customizado com diferentes apliques como unicórnio, gatinho, nuvem, coração, rosquinha, bolo, borboleta e melancia na versão rosa; e bolo, foguete, cachorro quente, batata frita, fantasma, robô e controle de videogame na versão azul. O produto foi um sucesso de vendas e está indo para a quarta coleção da marca.

“Outra grande novidade apresentada recentemente ao mercado e que também foi desenvolvida a partir de uma ideia vinda do Ninho da Inovação é o Display Bibi. O tênis conta com um display de LED na parte superior do cabedal, permitindo explorar a criatividade da garotada, que pode programar frases, palavras ou desenhos diferentes em cada pé. Com um botão na lateral de dentro do calçado, a criança pode mudar o movimento das letras em quatro sentidos diferentes. Para personalizar a tela, basta efetuar o download do programa no computador, disponível no site da marca, em seguida escrever ou desenhar o que deseja e conectar o tênis por meio de um cabo USB (acompanha o produto), que também carrega a bateria do display”, relata Marlin Kohlrausch.

Em 2018, foram premiados 11 novos projetos, que foram implementados entre este e o ano passado.

Sobre a Calçados Bibi

Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz cerca de 2,6 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas. A marca de calçados infantis é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do trabalho que desenvolve com os calçados fisiológicos e no emprego de tecnologia da palmilha Fisioflex Bibi – que proporciona a sensação de andar descalço no seu público-alvo: as crianças. A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Ouro de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.