quarta-feira, 25 de abril de 2018

Loja Conceito do Varejo – Como será a loja do futuro?

O projeto de criação de uma loja modelo, intitulado “Loja do Futuro”, terá mais uma edição na FBV, Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá de 28 a 30 de maio, em Porto Alegre.


Com o objetivo de mostrar como será a loja física integrada aos canais digitais, o projeto chamado Trend Store (Loja Conceito) se reinventa a cada ano e traz muitas novidades com iniciativas que respeitam o tripé:


  • Integrar conceito físico e digital;
  • Escolher iniciativas que promovam: aumento de venda, melhora na taxa de conversão e diminuição dos custos operacionais e, por consequência, proporcionem melhores resultados;
  • Estar disponível no mercado para implantação.


Algumas soluções que estarão na edição de 2018:

Reconhecimento Facial

São muitas as oportunidades para aplicar o reconhecimento facial no varejo. Desde demandas envolvendo segurança no pagamento, avaliação da satisfação do consumidor até a possibilidade de identificação do perfil, que permite apurar conversões de forma segmentada por sexo e faixa etária.

Também é possível avaliar a jornada de compra do consumidor e suas percepções com relação às ofertas, atendimento e produtos, na loja como um todo ou em áreas específicas.

A partir da apuração destes dados é possível planejar de maneira mais assertiva as ofertas, reorganizar mix de produtos, comunicação visual da loja, entre outras ações no ponto de venda, para trazer melhores resultados e desempenho.

Realidade Aumentada

O uso da RA (Realidade Aumentada) permite que os consumidores vivenciem um processo de escolha e compra de produtos muito mais interessante e divertido, tanto em casa quanto no ambiente da loja.

Saber como um produto vai ficar na sua casa antes de comprar se tornou muito mais fácil com a RA. A solução auxilia o consumidor no processo de decisão de compra e até o arquiteto na definição do local onde o mobiliário será colocado e no desenho do ambiente.

Inteligência Artificial

Integrada a outras soluções, são infindáveis as possibilidades geradas com uso da IA (Inteligência Artificial). Desde a indústria no monitoramento da manutenção de máquinas, até o varejo no reabastecimento de lojas e prateleiras.

Na perspectiva do consumidor, a solução poderá fazer sugestões de produtos considerando características como a cor do cabelo, idade, sexo e até a roupa que o consumidor esta vestindo.

Do ponto de vista do gestor de loja, permite que sejam avaliadas informações sobre estoque e provisões de demanda, tornando possível uma tomada de decisão mais assertiva de compras e evitando a falta de produtos.

Em maio, na Trend Store, mostraremos mais experiências e soluções. Espero vocês lá!

Artigo por Rose Martins, da Grupo GS&Digital