quarta-feira, 4 de abril de 2018

Vendas totais no varejo registra alta de 4% em fevereiro, aponta Indicador de Varejo Mastercard

E-commerce segue em consistente crescimento, com alta de 19,1% se comparado à 2017. Região Sul foi a única a ter crescimento acima da média

O momento segue positivo para as vendas do varejo, segundo o SpendingPulse, Indicador de Varejo da Mastercard. Fevereiro registrou crescimento e apresentou um aumento de 4% nas vendas totais, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção, quando comparado ao mesmo período de 2017.



O e-commerce segue com expansão considerável desde o ano passado, e em fevereiro registrou 19,1%, quando comparado ao mesmo período de 2017. No varejo online, os setores de eletrônicos e móveis apresentaram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os artigos farmacêuticos, vestuários e, pela primeira vez, o hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento.

Em fevereiro, apenas os setores de combustíveis e food service tiveram desempenho abaixo da expectativa. Supermercado, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, vestuários e artigos de uso pessoal e doméstico, seguiram em crescimento acima da média.

Segundo o, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima o mercado de varejo aquecido é reflexo da melhora da economia com a redução das taxas de juros e o crescimento do crédito à pessoa física, além da perspectiva de melhora da taxa de desemprego. “Mesmo com as incertezas da economia atual, o setor tem conquistado cada vez mais a confiança dos consumidores e o otimismo dos varejistas”, salienta.

Desempenho nas regiões brasileiras em janeiro de 2018: A região Sul (6,2%) teve desempenho acima da média, enquanto Norte (2%), Nordeste (3,2%), Sudeste (2,1%) e Centro‑Oeste (‑3,6%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sobre o Mastercard SpendingPulse®

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard.

Sobre a Mastercard Advisors

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.Mastercardadvisors.com.

Sobre a Mastercard

A Mastercard (NYSE: MA) www.Mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.