sexta-feira, 25 de maio de 2018

Como formar uma super equipe de vendas



Formar uma super equipe de vendas é um grande desafio, visto que todos os colaboradores devem estar motivados e comprometidos em atingir seus resultados individuais. Agora, confira algumas dicas para formar sua super equipe:

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Você não precisa necessariamente contratar os melhores “currículos”, os candidatos mais qualificados. Eu, por exemplo, muitas vezes buscava candidatos sem experiência, mas com muita VONTADE.

PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO
É incrível o fato das empresas não possuírem um procedimento de vendas. Um passo a passo que mostre o caminho para sua equipe atender bem o cliente e atingir suas metas. Criar procedimentos de vendas ajuda a desenvolver cada colaborador e cria uma cultura de atendimento na sua empresa.

FEEDBACKS CONSTANTES
Não basta apenas contratar e passar um treinamento com os procedimentos da empresa. É preciso monitorar e passar feedbacks constantes para cada colaborador da sua equipe. Isso vai desenvolvê-los e por fim vai ajudar cada colaborador a se auto avaliar onde precisa melhorar.

INDICADORES E ESTATÍSTICAS
O gestor não deve apenas acompanhar os números a cada mês. Mas a cada semana e a cada DIA. E deve observar, de forma individual, qual indicador cada vendedor deve aperfeiçoar para atingir melhores resultados.

TREINAMENTOS CONSTANTES
Com o tempo sua equipe pode cair na armadilha de trabalhar no “piloto automático”. Nós podemos esquecer o que não aplicamos em nosso dia a dia. Por isso são necessários treinamentos constantes, sempre visando a melhoria de algum indicador ou procedimento da empresa.

Grande abraço e boas vendas!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com