segunda-feira, 18 de junho de 2018

Cinco inovações para o varejo modernizar lojas e aprimorar experiência dos clientes

Inovações incluem suporte para instalar câmeras no rack de iluminação e uma parceria com provedores de músicas para aprimorar a experiência do cliente.



Cinco tecnologias voltadas para o varejo acabam de ser lançadas pela fabricante sueca Axis Communications. Os lançamentos favorecem uma disposição mais elegante das câmeras de segurança no interior das lojas, facilitam a exibição ao vivo de câmeras em monitores no espaço de vendas, e permitem transmitir músicas em playlists customizáveis respeitando direitos autorais. Os lançamentos, já disponíveis no Brasil, complementam o portfólio de câmeras, controle de acesso e áudio inteligente para o varejo. São eles:

APP para exibir câmeras em TVs
Para inibir furtos, algumas lojas optam por instalar monitores exibindo vídeos ao vivo do sistema de videovigilância. Outras lojas preferem deixar esses monitores à vista dos operadores de caixa. Algumas lojas de eletrônicos chegam a exibir as imagens das câmeras em TVs à venda como forma de atrair consumidores. Pensando nessa necessidade, a Axis lançou um aplicativo gratuito que facilita a visualização de imagens ao vivo em qualquer monitor. É possível exibir uma só câmera ou até 16 câmeras. Basta fazer o download do app (disponível para Apple TV e Android TV). O sistema, pensado para lojas com até 16 câmeras Axis, funciona com o software de gestão de imagens AXIS Camera Companion, também gratuito e disponível em www.axis.com/en-hk/support/downloads .

Câmeras em trilho de iluminação
O trilho de iluminação das lojas já pode ser usado para acomodar câmeras de segurança. Além de reduzir custos de instalação, a opção deixa o layout da loja mais elegante e com sistema de videomonitoramento ainda mais discreto. O acessório AXIS T91A33, disponível das cores branco e preto, foi criado para a montagem de uma ampla gama de câmeras Axis em trilhos de iluminação. Ele dispensa o uso de furadeira ou qualquer alteração no trilho, e torna desnecessário a passagem de qualquer cabo pelas paredes ou teto. Além disso, ao adotar esse modelo de instalação, o lojista consegue reposicionar as câmeras facilmente caso o layout da loja mude. O produto é compatível com trilhos universais de 3 circuitos e trilhos lineares.

Tranquilidade no escuro
As câmeras modulares são uma das principais inovações em videomonitoramento dos últimos anos. As lentes ficam numa ponta, conectadas via cabo Ethernet a uma única unidade principal, onde ocorre o processamento das imagens. Essa unidade principal pode ficar a 15 metros de distância da lente. O resultado são câmeras-miniatura de design extremamente discreto e instalação flexível. A novidade é que essas câmeras agora vêm com infravermelho embutido para visualização de imagens Full HD à noite ou em áreas da loja com pouca luz. Para lidar com o contraste de iluminação quando o escuro for invadido por uma fonte de luz abrupta, a câmera AXIS FA3105-L (que tem apenas 5,7 centímetros de largura) também possui a tecnologia WDR Forense.

Música para aumentar vendas
Já é consolidado no varejo o uso da música para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a taxa de conversão e o ticket médio. Os alto-falantes IP da Axis, tanto de embutir quanto de instalação aparente, agora podem executar playlists dos provedores de conteúdo Soundtrack Your Brand, Royal Streaming, MUSIC2BIZ e Pinesker Media Company, todos aptos para uso profissional e em conformidade com direitos autorais.O conteúdo também pode ser usado com sistemas de áudio de outras marcas utilizando o conversor de áudio AXIS C8033, que transforma áudio analógico em IP. Para uma instalação 100% Axis, a solução tudo-em-um AXIS C2005, de embutir, que inclui amplificador, processador de sinal, funcionalidade de streaming, microfone e fonte de energia, tudo pré-configurado para uso imediato. Inclui suporte a SIP, permite regular o volume de cada unidade separadamente, e, sem precisar recorrer a um gerenciador de áudio, a solução permite sincronizar até 50 alto-falantes com a mesma playlist só com as funcionalidades que já vêm no produto.

Detecção de áudio para capacitação da equipe
A Axis também lançou uma tecnologia que permite ao gerente de uma loja acompanhar ao vivo o atendimento de seus funcionários. O módulo AXIS T61 agrega áudio a câmeras de segurança desprovidas dessa funcionalidade. Assim, os gerentes podem acompanhar à distância o atendimento de seus funcionários e ajustar o discurso de vendas. Com o lançamento, torna-se desnecessário adquirir câmeras novas apenas pela necessidade de agregar áudio ou conectividade I/O, o que preserva o investimento realizado em câmeras desprovidas dessas funcionalidades.