sábado, 7 de julho de 2018

Balanço: ABF Expo 2018 apresenta nova face do franchising brasileiro

Em 4 dias, feira reuniu cerca de 60 mil visitantes e 407 marcas expositoras do Brasil e do exterior 128 marcas, de segmentos e perfis de investimento distintos, participaram do evento pela primeira vez

Modelos inéditos, novos formatos, inovação aplicada, opções de investimento reduzido, nichos promissores e inusitados, serviços diversos e reinvenção de segmentos tradicionais. Essa é a nova face do franchising brasileiro mostrada na 27ª ABF Franchising Expo, feira oficial do setor que ocorreu de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. O evento reafirmou mais uma vez a fortaleza de um setor que cresceu 5,1% no 1º trimestre deste ano, continua a gerar empregos, investir e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro. A vontade do brasileiro de ter seu próprio negócio também ficou evidente com visitantes cada vez mais qualificados, com conhecimento dos segmentos e marcas almejadas e disposição para investir nos próximos meses.


A edição deste ano teve uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,2 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2018, 128 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra a capacidade de renovação do setor. Esta edição teve o patrocínio de Bradesco, Santander, Getnet, Banco do Brasil, Cielo, Itaú Empresas, Itaú e Rede. A próxima ABF Franchising Expo já tem data marcada: de 26 a 29 de junho de 2019, no Expo Center Norte.

De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “mesmo frente a desafios no campo macroeconômico e político, a feira deste ano foi um sucesso. Recebemos feedbacks positivos de muitos expositores e visitantes. No caso das redes, a quase totalidade relatou a presença de candidatos qualificados e grandes chances de negócios futuros. Por parte do visitante, a conjunção de conhecimento sobre o setor, opções de investimentos diversos e contato direto com os franqueadores se mostrou mais uma vez uma receita vitoriosa. Estou seguro de que a feira terá um reflexo positivo no setor nos próximos meses, dando o start em novas marcas, acelerando planos de expansão e levando o franchising às mais diversas regiões do País”. O presidente da ABF completa ainda que “o Boulevard de Microfranquias, a Arena do Conhecimento, o Lab AB F, o Smart Mall by TOTVS e o Lounge da Copa aprofundaram ainda mais a experiência do visitante, gerando novas oportunidades de negócios, capacitação e conveniência. De fato, a feira, junto a ABF Franchising Week, promove uma imersão no mundo das franquias sem paralelo”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 407 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor (confira um overview nos gráficos). Destaque para a maior integração de tecnologias inovadoras a diversas fases do negócio, a diversificação de modelos e canais de venda, o desenvolvimento de formatos de franquia com custo reduzido e novos nichos. Notou-se também uma presença mais significativa de fintechs (jovens empresas do setor financeiro) que adotam o modelo de franquias, redes de serviços administrativos e a reinvenção de segmentos tradicionais como o de Alimentação e de Serviços Educacionais. A agenda de empreendedorismo da feira se fortaleceu com a presença de startups e de uma & aacute;rea com redes de franquia cujos idealizadores são empreendedores Endeavor.

Na área de inovação, tivemos exemplos de sistemas de automação e para melhorar a gestão das unidades e reduzir custos, equipamentos de autoatendimento, óculos 3D, plataformas de mobile marketing, games de realidade virtual, software de inteligência em varejo, simulador de montanha russa que ensina a escolher uma franquia, uso de inteligência artificial e Big Data, assistente pessoal digital e até uma solução que permite escolher o nível do colarinho do chopp e efetuar diretamente o pagamento. Em termos de formato, além dos já conhecidos quiosques, cresceu a presença de containers, bikes, carrinhos, vending machines, e-commerce, delivery, venda direta e store in store (a exemplo de uma cafeteria dentro de um banco).

Nichos como moda sertaneja, escolas de gastronomia, efeitos visuais, rock, robótica e programação, arcade de realidade virtual, produtos para o sono, coach, reparo rápido de celular, produtos de limpeza, cosméticos capilares, mental care, crédito online, farmácia de manipulação veterinária, estágios, marketing digital para noivas, artesanato, decoração em papel de parede e até personal organizer abraçaram o franchising. Ao menos seis fintechs com soluções para seguros, crédito pessoal, consignado e com garantia de imóveis, além de meios de pagamento, participaram da feira. Redes de franquia B2B de serviços tributários, suporte de TI, consultoria, telefonia e imobiliárias também marca ram presença. Até o setor agrícola se fez presente com uma rede de suplementos alimentares para animais.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmento de Alimentação e Serviços Educacionais provaram ter grande capacidade de adaptação. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual, casual dinner, saudáveis e frescas. Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de seis redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. O ramo de sorvetes apareceu com duas novidades: sorvete tailandês e com produtos naturais.

Já o segmento de Serviços Educacionais mergulhou fundo na revolução tecnológica. Na feira, temos exemplos de modelo de negócio baseado em aplicativo, aplicação de realidade aumentada na metodologia de ensino e suporte de um assistente pessoal dotado de inteligência artificial desenvolvido para o ensino do inglês. Outro exemplo interessante é uma rede voltada a aulas de reforço, de diferentes disciplinas, que utiliza a plataforma de educação do Google.

Confira abaixo o balanço que alguns expositores fizeram de sua participação na ABF Franchising Expo 2017:

#Hashtec

A #Hashtec, empresa do Grupo PLL, lançou na ABF Franchising Expo 2018 sua rede de franquias de reparo rápido de celular. Em sua primeira participação na feira, o sócio-diretor da empresa, Lucas Linhares, e o gerente de projetos, Cleber Gomes, receberam cerca de 80 interessados de todo o Brasil, tendo dois negócios fechados com sucesso em Salvador, na Bahia(o primeiro contato havia sido feito antes da feira). A maioria dos candidatos são jovens recém-desempregados com o desejo de empreender e grupo de amigos que pensam em abrir juntos uma empresa, sem deixar o ambiente corporativo atual. “A expectativa com a nossa participação na ABF foi superada, pois tivemos muitos interessados pela nossa proposta de franquia. Agora nosso próximo passo é realizar um WorkShop com todos os candidatos para apresentar com mais detalhes nosso negócio”, conta Lucas.

5àsec

"Não participamos do evento em 2017, mas voltamos a ABF Franchising Expo neste ano. Graças aos atendimentos realizados nos quatro dias de evento, temos pelo menos quatro oportunidades de potenciais franqueados. O perfil de pessoas que buscou atendimento com nossa marca foi de casais ou famílias que buscam investir em um negócio no segmento de serviços. Também recebemos interessados em comprar lojas de repasse. Entre as áreas de interesse, grande parte dos candidatos estavam em busca de novos negócios na Zona Sul de São Paulo" - Gerente de expansão da 5àsec, Robert Moreira.

10 Pastéis

“Sentimos uma qualidade maior do público em relação ao ano passado. Os investidores sabiam o que estavam procurando e mesmo quem queria abrir o primeiro negócio veio à feira preparada para buscar boas oportunidades. A expectativa após a feira é contar com cinco novas unidades até o final do ano. Com certeza foi um saldo positivo e agora vamos concretizar o que foi construído na feira” - Lucas Figueredo, consultor de expansão da 10 Pastéis.

Acqua Aroma

“Quando participamos da ABF Franchising Expo no ano passado, estávamos lançando o plano de expansão de franquias da Acqua Aroma e hoje já estamos em outro momento, bem mais amadurecidos e com maior potencial de geração de negócios. Durante os quatro dias de Feira tivemos um grande fluxo de visitantes no estande da Acqua Aroma. Todos os contatos têm potencial para gerar oportunidades reais de negócio” - diretora de marketing e vendas da marca, Nayana Pedreira.

Acquazero

“A nossa participação foi extremamente positiva. Nós tivemos em torno de 300 interessados que passaram pelo stand durante os quatro dias do evento. Desses, cerca de 50 leads foram extremamente qualificados, com alto interesse de investimento na marca. Agora daremos continuidade nessa ação. Com certeza foi um ótimo resultado”. Henrique Mol – diretor executivo da Acquazero.

Alphabeto

"A Alphabeto veio para a ABF com o intuito de se consolidar onde ela já é forte, sobretudo no Nordeste, e chegar em novos mercados, como São Paulo. Para nós, a feira é excelente para se relacionar com os candidatos, ainda mais os que acreditam no conceito e projeto da marca. Para nós, o saldo foi positivo, com muitos interessados em ter uma franquia da Alphabeto", Eduardo Barbosa, diretor comercial da Alphabeto.

Anjos Colchões

“A feira ABF Franchising Expo foi ótima para nós. Esta foi nossa quarta participação no evento e a melhor em termos de negócios para a Anjos Colchões. Temos hoje uma marca reconhecida no mercado, devido a quantidade de lojas, e trouxemos para São Paulo uma equipe de profissionais preparados para transformar prospects em futuros franqueados. Foram cerca de dois mil registros e mais de 90 cadastros ao longo dos quatro dias. Nosso departamento de expansão dará continuidade ao trabalho, identificando e contatando os perfis que mais atendam nossa missão e valores e que possam replicar nosso modelo de negócio" - Leonardo dos Anjos, diretor da Franqueadora Anjos Colchões.

Arranjos Express

“Em geral, a feira foi muito positiva para a Arranjos Express. Este ano, apresentamos o projeto Risco Zero, que nos trouxe ainda mais possibilidades de negócios. Expomos a marca para diversos investidores e muitos entraram no nosso estande interessados em entender melhor o negócio. Ainda tivemos visitantes que nos informaram que estavam na feira com o objetivo principal de localizar a nossa marca” - Beatriz Couto, responsável pelo departamento de marketing da Arranjos Express.

Atitude

“Esta foi nossa terceira participação na ABF Franchising Expo e sem dúvida foi uma das melhores. Tivemos muito retorno em relação aos leads. Ao todo foram mais de 100 contatos sadios que podem ser revertidos em franqueados. Além disso, com a mudança no design do estande, notamos que os investidores se sentiram mais atraídos pelo projeto. O amadurecimento da equipe também influenciou para o sucesso da nossa exposição. Com certeza a Atitude será presença garantida na edição de 2019” - Marcelo Teixeira, executivo da Atitude.

Bcredi

A Bcredi, fintech que oferece crédito com garantia de imóvel de forma rápida e descomplicada em um processo 100% online, confirmou 30 parcerias e mais de 400 leads potenciais na ABF Expo 2018 com redes de franquias. O evento possibilitou a criação de uma rede de indicações para quem busca uma modalidade de crédito saudável e com taxas mais vantajosas para abrir sua franquia. A fintech também recebeu em seu estande franqueados interessados em conhecer melhor as vantagens do crédito com garantia de imóvel. Quando utilizado para abertura de franquia, a Bcredi oferece como condição especial o dobro de carência, que aumenta de 90 para 180 dias.

Beetools

“Ter a oportunidade de lançar nosso projeto na ABF sempre foi parte da nossa estratégia e tivemos um retorno extremamente positivo. Nossa perspectiva mais otimista foi atingida já no segundo dia, foi muito surpreendente o resultado que tivemos durante o evento. Tivemos mais de 500 prospecções de negócios - cidades do estado de São Paulo e da região Nordeste foram o grande destaque na busca por unidades da Beetools. Ficamos muito felizes em participar e com certeza já adicionamos o evento ao nosso calendário oficial da empresa”
- Fábio Ivatiuk, CEO da Beetools.

Bella Capri

“Conseguimos bons prospects e temos um gap de alguns meses para consolidar o fechamento de novos contratos. O mais importante foi estarmos no lugar certo, na principal vitrine de franquias do Brasil” - Guto Covizzi, diretor de expansão da Bella Capri Franchising.

BodyConcept

“Nosso processo de expansão está mais forte e a feira da ABF foi fundamental nesse processo. Ano passado, fechamos sete novos contratos – cinco de contatos feitos em São Paulo e dois de contatos feitos na feira do Rio de Janeiro. Para esse ano nossas expectativas são as melhores possíveis: queremos fechar 10 novos negócios” - Nicolle Barcik, supervisora de Expansão da BodyConcept.

Casa do Construtor

“Foi muito positivo, tivemos um aumento de 30% na quantidade de visitantes em nosso stand comparado ao ano anterior. Esse ano mais leads qualificados e conhecedores de nossa marca Casa do Construtor, estiveram conosco. Estamos confiantes no fechamento de boas oportunidades por todo Brasil.” - Diretor de Operações, Fábio Spina.

Center Panos

"Esta foi a nossa primeira participação na Expo Franchising e os resultados nos surpreenderam, nossa franquia foi muito bem recebida pelos empreendedores ali presentes e fomentamos bons negócios seguindo nosso projeto de expansão em São Paulo e nas capitais do país. Além disso, conhecemos potenciais empreendedores, que poderão adquirir lojas - hoje operadas pela rede - que estão em processo de serem franqueadas. O saldo foi excelente!" - Ronaldo A Cordão, CEO da Center Panos.

Chiquinhos Sorvetes

“Muitas pessoas desejam conhecer melhor nosso negócio e estar na feira nos aproxima delas. Todos os anos participamos do evento. Este ano, vimos muitas franquias alimentícias, o que comprova o quanto o segmento é rentável e promissor” - Antônio Câmara, responsável pelo marketing da Chiquinho Sorvetes.

Cielo

“A participação da Cielo foi muito positiva na ABF Franchising Expo. Recebemos muitos clientes, convidados, prospects e empreendedores em nosso estande, onde pudemos demonstrar nossas soluções que apoiam os empresários a fazerem mais negócios, como a Cielo LIO, o Cielo Farol, o Pagamento por Link e o Cielo Promo. Outro ponto positivo foi a rica troca de experiência com os parceiros, clientes e expositores na ABF Franchising Week, evento voltado para conteúdos do Franchising nacional, que ocorreu em paralelo à feira de franquias” - Hynde Fonseca Neto, Diretor de franquias da Cielo.

CNA

“A ABF Franchising Expo deste ano foi muito boa. Sentimos que estava mais atraente e robusta, com grande oferta para o público que pretende abrir o próprio negócio. No estande do CNA recebemos muitos potenciais empreendedores procurando oportunidades, não apenas para São Paulo como também para outros estados” - José Carlos de Souza, Diretor de Operações e Expansão do CNA.

Divino Fogão

“Por meio de atendimentos qualificados, recebemos um público que mostrou ter todo o capital para investir em uma operação do Divino Fogão. Com isso, há a oportunidade de fecharmos quatro novas lojas após a participação na ABF Franchising Expo. Notamos um interesse maior pelo público masculino. Já com relação ao local de operação, muitos visitantes verificaram se há a possibilidade para a implantação de unidades na região Nordeste do Brasil" - Gerente de operações do Divino Fogão, Emiliano Silva.

DrogaVET

“Percebemos que o evento é bastante democrático e atrai empreendedores de todas as regiões do Brasil, o que nos deixou bastante satisfeitos, já que nosso intuito era justamente ampliar a divulgação da marca, atraindo investidores de diferentes cidades. As perguntas mais demandadas pelo público foram sobre a possível localização do PDV, o investimento inicial e o prazo de retorno do investimento” - Sandra Schuster, sócia-fundadora da DrogaVET.

Ecoville

"A feira é sempre muito positiva para os negócios. Sabíamos de antemão que os jogos da Copa poderiam atrapalhar a movimentação do público, mas tivemos um resultado positivo. Viemos com uma equipe treinada que atendeu contatos bem qualificados" - Leonardo Castelo, CEO e um dos fundadores da Ecoville.

Emagrecentro

"A nossa expectativa por conta da participação na feira está alta. Os interessados em investir no próprio negócio que passaram no nosso estande tem um perfil qualificado e são potenciais franqueados" - Edson Ramuth, fundador e CEO da Emagrecentro.

Empório do Aço

“A participação da Empório do Aço na ABF 2018 superou as expectativas. Ao lançar durante o evento o projeto de expansão que visa alcançar 500 unidades até 2020, tivemos a oportunidade de já firmar novas parcerias com clientes e também empreendimentos. Além de estreitar os laços com os públicos de interesse, outro ponto positivo foi a troca de experiência com os demais expositores” - Lívia Bisoni, gerente de Branding Master Brasil.

Evolute Profissionalizantes e Idiomas

“Nesta edição da ABF Franchising Expo encontramos um público muito atraído pelo segmento de educação e com capital para investir em nossa marca. Percebemos também que os visitantes da feira estavam mais instruídos e cientes sobre o mercado de franquias brasileiro. Atendemos nos quatro dias de evento mais de 700 pessoas interessadas em nosso modelo de negócio e acreditamos que faremos boas parcerias nas próximas semanas. Mais uma vez o maior evento de franquias do Brasil foi um sucesso” - Vinicius Almeida, CEO Evolute Profissionalizantes e Idiomas.

Fini

“Nossa participação na ABF tem sido muito produtiva, pois além de expandirmos o networking, recebemos ótimos candidatos em potencial para regiões onde buscamos expandir o nosso modelo de negócio. Realizamos importantes encontros e reuniões com profissionais em busca de novas oportunidades para empreender, mas que não abrem mão de um investimento com pouco risco, rápido retorno e baixa complexidade operacional” - Patrick Ramos, gerente Nacional de Franquias da Fini.

Ginástica do Cérebro

Para Ginástica do Cérebro sua primeira participação na Expo ABF 2018 foi extremamente positiva. Conseguimos atingir a marca de 150 cadastros de futuros interessados, e por ser o primeiro ano de participação, o resultado foi bastante surpreendente.

Grupo Afeet

“Apesar do primeiro dia de Feira ter sido atípico, por conta do Jogo do Brasil, o dia subsequente superou o movimento dos quatro dias da edição anterior. Essa superação foi tanto em quantidade, quanto em qualidade do público visitante, sendo 40% dos visitantes oriundos de São Paulo e 60% dos demais estados. Desta forma, creditamos o sucesso a dois fatores principais: ao amadurecimento do setor de franquias e também ao foco à exposição exclusiva da marca Authetic Feet, que nos permitiu contar, em detalhes, toda a sua essência como numa loja real” - Rodrigo Faria, gerente de franquias do Grupo Afeet.

Grupo Ornatus

"As expectativas para a ABF Franchising Expo 2018 eram encobertas pelas incertezas relacionadas ao cenário econômico e político que o Brasil tem vivido. Notamos, no entanto, nos primeiros momentos, que as pessoas que têm vindo nos visitar são as que têm, de fato, interesse em expandir os negócios e isso nos tem gerado a possibilidade de boas conversas, o que é muito interessante para a nossa marca" - Danilo Assumpção, gerente de Expansão do Grupo Ornatus.

Grupo Zaiom

Para o Grupo Zaiom foi contabilizado cerca de 15% a mais de cadastro em relação ao ano anterior e os dias de melhor procura foram sexta feira e sábado.

Gracom

“Mesmo com o advento do jogo do Brasil no primeiro dia, os resultados superaram as nossas expectativas, com uma ótima quantidade e qualidade de investidores e pessoas de toda região dos estados brasileiros que passaram pelo estande da Gracom Escola de Efeitos Visuais e Games e, mesmo sem nos conhecer, ficaram impressionados e interessados em nossa marca, pelos cursos tecnológicos e atualizados que ministramos aos nossos jovens em nossas redes de escolas, desejando informações em detalhes sobre nosso modelo de negócio. Fizemos ótimos contatos e negócios, e tenho certeza que, com os resultados da feira, atingiremos nossos objetivos e metas pré-estabelecidas para este ano de 2018”. - Ulisses Taveiros – Diretor de expansão

Grupo Habib’s

Presente em todas as edições do evento, o Grupo Habib’s levou para o investidor a força de suas marcas e a consolidação de um negócio que já soma 30 anos de história. O estande, de 130m2, foi construído com duas faces distintas: uma com a comunicação e o visual marcantes dos restaurantes Habib’s; e outra com tudo que é novo no Ragazzo. Foram cadastrados, nos quatro dias de evento, mais de 50 potenciais investidores com diferentes perfis de investimento e praças para implantação.

Grupo Ornatus

“Para a nossa surpresa, a ABF Franchising Expo 2018 trouxe-nos números positivos, considerando o momento político e econômico pelo qual o País tem passado, além da concorrência em relação aos jogos da Copa do Mundo. Indo de encontro a algumas previsões, recebemos visitas qualificadas, rendendo conversas maduras pautadas pela qualidade, o que nos gerou contatos com pessoas que, de fato, estão buscando novos investimentos. Foi uma excelente oportunidade para que pudéssemos mostrar ao nosso público as novidades da marca para este ano” - Danilo Assumpção, gerente de Expansão Grupo Ornatus (Morana e Balonè).

Halipar

“A feira é sempre uma excelente oportunidade de geração de novos negócios e, também, de troca de informações e experiências com outras marcas do setor. A edição deste ano atraiu um público significativo e bastante qualificado para o nosso estande. Pudemos apresentar os modelos de negócios das nossas quatro marcas e temos certeza que os resultados serão muito bons.” - Ricardo José Alves, CEO da Halipar.

IGA

“Como primeira participação, nosso resultado foi bastante expressivo. Nós tínhamos uma meta bem conservadora para alcançar e acreditamos que essa meta será superada. Os investidores que chegaram até o IGA pela proposta da ABF Franchising Expo vieram bastante conscientes, entenderam o nosso método de expansão, as características e a forma de crescimento, que é bastante sólida. Como não temos nenhuma unidade fechada no Brasil em 10 anos, acreditaram ainda mais nessa força e metodologia do IGA, não só no Brasil, mas nos outros cinco países, além do Selo de Excelência da ABF. Então, nossa expectativa é participar de outras edições da feira para poder impulsionar e potencializar nosso negócio” - Luis Zemlenoi, diretor de expansão da rede IGA.

iGUi e TRATABEM

“Para a iGUi e TRATABEM, a ABF Expo foi, mais uma vez, positiva. Conseguimos registrar mais de 105 potenciais candidatos e expor nossas marcas para milhares de pessoas que visitaram a feira nesses quatro dias. Esperamos fechar negócios futuramente. Ficamos felizes pelo resultado e também pela iGUi e TRATABEM terem sido vencedoras, pelo segundo ano consecutivo, no Prêmio ABF Estande Sustentável, categoria Grande, e, nesta 27ª edição da feira, no Prêmio Design de Estande, categoria Inovação”. – Lilian Marques, diretora do TRATABEM.

Imaginarium

“A feira deste ano foi bastante positiva, tivemos a percepção de um movimento menor em relação aos outros anos contudo com mais qualidade. Sentimos um perfil de investidor mais maduro, ciente do momento atual e em busca de boas oportunidades. Em resumo, tivemos um número expressivo de leads, os quais visualizamos grande potencial para conversão em negócios tanto na Imaginarium como na MinD” - Uggo Angioletti, gerente de expansão do grupo Uni.co.

Jani-King Brasil

“Para a Jani-King Brasil, a participação ABF Expo Franchising 2018 foi extremamente positiva em novos contatos e principalmente na geração de leads consistentes. Sem dúvida, o franchising está consolidado como a melhor opção de modelo de negócios para novos empreendedores. Mais ainda, a consistente presença do mercado de limpeza e conservação nas primeiras posições das pesquisas da ABF tem chamado a atenção para o nosso segmento, que na pesquisa do primeiro trimestre desde ano, ocupou o quarto lugar. Limpeza é um mercado a prova de crises e modismos que conjugado com um modelo de negócio comprovado resulta em empreender com baixo risco. Apresentar este conceito num dos maiores eventos de franchising do mundo é sempre fundamental para expansão da nossa rede” - Christian Rojas, diretor da Jani-King Brasil

Johnny Rockets

“A feira foi meio atípica este ano devido a Copa do Mundo, que alterou seu fluxo. Mesmo assim, tivemos muito mais leads que no ano passado e nos pareceu que a qualificação foi bem melhor. Isto nos gerou uma expectativa de bons negócios a serem gerados nas próximas semanas” - Antônio Augusto de Souza, máster-franqueado da rede Johnny Rockets no Brasil.

Laundry 4 You

“O estande da Laundry 4 You – Lavanderia em Condomínios, nova marca do Grupo Acerte, lançada com exclusividade na ABF Expo 2018, recebeu mais de 2.700 visitantes ao longo dos quatro dias de evento. Desse montante, cerca de 15% realizou reunião presencial no estande, obtendo mais informações sobre a franquia. Desses interessados, 10%já está em negociação com a equipe de expansão e projetamos que, pela qualificação dos candidatos recebidos, esse volume seja convertido em novos negócios. A Laundry 4 You é um lançamento do Grupo Acerte, empresa detentora das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras e Inova Lavanderia Industrial. Para esse ano, a expectativa de expansão do Grupo é aumentar o volume de lojas em 28% em relação ao ano passado e crescer em 30% o faturamento apresentado em 2017.” – Alexandre Diniz, diretor do Grupo Acerte.

Laundromat

“Esse ano nossa percepção foi positiva, notamos um grande interesse em nosso novo modelo de loja 100 % automatizada. Como sempre a feira atrai um grande potencial de pessoas e candidatos para montar um negócio, e esse ano não foi diferente. O número de leads manteve o dos últimos anos e pretendemos capitalizar esses contatos para continuar com a expansão da marca no país” - Nicolas Lopes, diretor da Laundromat.

Linx

“A participação da Linx no evento foi bastante positiva. Durante o evento pudemos apresentar soluções tecnológicas para moda, food e integrações entre canais, focadas em potencializar performance de franquias. Conquistamos um número alto de oportunidades e estamos em negociação com grandes marcas. O clima de futebol nos inspirou a realizar uma ação diferente: levamos sósias da seleção no stand de potenciais clientes. Assim, conseguimos apresentar a Linx e estreitar o relacionamento de forma lúdica e criativa.” - Daniel Zanco, diretor de Ofertas na Linx.

Louyt Mobile Marketing

A participação da Louyt Mobile Marketing na Feira da ABF foi importante não só para a divulgação e maior visibilidade da marca, mas para atualização da base de leads da Franqueadora. Nós da Louyt temos o selo da ABF e investimos diariamente em criar soluções para ajudar nossos franqueados no desenvolvimento de sua franquia. Durante os quatro dias de feira, trezentos e cinquenta pessoas passaram pelo nosso stand, dessas pessoas, cento e três são leads com alto potencial de fechamento, alguns que já conheciam a Franquia e outros que conheceram na feira. Foi um prazer estar presente mais uma vez na maior feira de Franquias da América Latina apresentando os produtos e serviços oferecidos pela Louyt a todos que por lá passaram.

Mapa da Mina

"Marcamos presença pela segunda vez na 27ª edição da ABF Franchising Expo. Uma média de 150 pessoas estiveram no nosso estande. Percebemos um público qualificado e disposto para investir numa franquia. Estamos otimistas para converter esses números em franquias” – Marcos Pertile, sócio-diretora da Mapa da Mina.

Makevator

“A Makevator teve uma experiência muito positiva na Feira da ABF e estreamos com o pé direito. Recebemos bastante visitantes, com excelentes possibilidades de negócios e parcerias. Além de apresentar a marca ao mercado e captar novos clientes, essas parcerias também são um ganho com nossa presença no evento. Conseguimos leads de diversos interessados, entusiasmados com nossa proposta. Acreditamos, pelo que vivenciamos, que teremos ótimos resultados, pois tivemos contato com visitantes de outras regiões do país, como sul e nordeste. Isso é ótimo porque vem ao encontro do nosso plano de expansão que visa todo o Brasil, e estamos preparados para atendê-las" - Sidney Marques de Oliveira - presidente da rede Makevator.

Maria Brasileira

“O evento tem nos surpreendido a cada ano, com um público cada vez mais qualificado e diversificado. Tivemos um aumento de 25% na quantidade de visitantes, com mais de 300 atendimentos realizados durante a feira. Estamos otimistas com o pós-feira. Geramos relacionamento e oportunidades de novos negócios em 23 estados brasileiros. Nossa expectativa é gerar mais de R$180.000 mil em novos negócios” - Felipe Buranello, sócio fundador da rede Maria Brasileira.

Mercadão dos Óculos

“Mais uma vez a Mercadão dos Óculos, terceira maior rede do país em vendas de lentes, participou da ABF Expo Franchising. A experiência foi positiva. Nosso stand, amplo e moderno, contou com uma ótima movimentação nos quatro dias de feira. Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com investidores de diferentes regiões do Brasil, conquistar bons leads, ampliar a visibilidade da marca e fortalecer sua presença no setor. Estamos otimistas com os bons negócios que essa experiência irá gerar à rede. Para este ano, temos a previsão de alcançar a venda de mais de o dobro de franquias em relação às comercializadas em julho do ano passado no pós feira” - Gustavo de Freitas, diretor-executivo da Mercadão dos Óculos.

MoveEdu

A MoveEdu, maior rede de franquias do setor de ensino profissionalizante do país, comemorou na ABF FRANCHISING EXPO 2018 um ano da aquisição das marcas Microlins, SOS e People. Neste ano, as marcas do grupo mais uma vez conquistaram o Selo de Excelência em Franchising. Passos importantes para o grupo nessa edição, em que os investidores puderam entender a força da rede, que mesmo com marcas concorrentes, conseguem estar num único ambiente, moderno e interativo, mas com objetivos diferentes de acordo com cada posicionamento. O grupo finalizou os 4 dias de evento com mais de 450 atendimentos, sendo quinta e sexta-feira dias os dias de maior fluxo, com os atendentes atuando de forma intensa na abordagem aos prospects. A qualidade dos atendimentos também merece destaque positivo, com muita qualidade de investidores interessados. A MoveEdu acredita que irá fechar pelo menos 20 novos con tratos.

Mr. Kids

"Sentimos que a feira teve um público menor do que os anos anteriores, talvez por conta dos jogos da Copa, mas tivemos a sensação de que era mais qualificado; ou seja, pessoas com real interesse em procurar redes de franquias. Diversas delas se interessaram pelo nosso modelo, entre elas, pessoas do Acre, Belém, São Paulo, Maranhão e outros. Saberemos do real sucesso daqui uns 20 ou 30 dias, quando os negócios forem definitivamente fechados ou não" - Antônio Chiarizzi, CEO da Mr. Kids.

MTCred

“Neste ano participamos expondo na Boulevard de Microfranquias. Diferentemente dos anos anteriores, recebemos uma quantidade menor de visitantes, no entanto, os Leads captados foram muito qualificados, cerca de 90% tem o perfil do nosso negócio, que é de R$ 9.990,00 a R$ 69.990,00. Portanto, acreditamos que o sucesso para nós neste ano foi justamente estar em um local exclusivo para nosso perfil de franqueado” - Raniery Queiroz, CEO Grupo MTCred.

Mundo Cheff

“O público em geral foi bem qualificado, muito diferente do que encontramos em outras feiras, que têm mais quantidade do que qualidade. Ao longo de quatro dias de ABF Franchising Expo fizemos mais de 90 atendimentos qualificados. Nosso lead é de 30% e prevemos que fecharemos, deste total, de 8 a 10 novos contratos por conta do evento. Sem contar o primeiro quiosque que fechamos durante a feira, em uma negociação que já vinha acontecendo há uns dias, mas foi bem motivada por conta da ABF Expo.” - Rodrigo Chiavenato, um dos sócios fundadores da Mundo Cheff.

Mundo Verde

O Mundo Verde atraiu mais de 3000 pessoas em seu estande. Os visitantes puderam conhecer o novo formato quiosque, que requer um investimento inicial inferior ao modelo de loja. Durante os quatro dias da feira, O Mundo Verde considerou 200 leads qualificados, sendo que dos 19 estados + DF; a região Sudeste lidera com 69%, seguida por Nordeste 11%, Sul 8,5%, Centro Oeste 7% e Norte 4,5%.

NetplaN

“A feira de franquias em SP é o principal evento do mercado de franquias no Brasil. A NetplaN, consultoria especializada em formatação, expansão e suporte de gestão a redes de franquias e negócios que operam em rede, esteve mais uma vez na ABF Franchising Expo 2018, destacando negócios resistentes à crise, selecionados dentre as 310 redes assessoradas pela consultoria desde 1991. Tendo estado presente nas 26 edições anteriores do evento e com clientes por todo o Brasil e em outros 14 países, a consultoria curitibana é a única sediada fora de São Paulo que esteve presente em todas as edições anteriores do evento” - Daniel Alberto Bernard, Diretor Geral da NetplaN Consultoria, é vice-presidente da Globally Franchise, consultoria sediada em Madri

Oven Pizza Customizada

“Saímos com a impressão de que neste ano o público foi extremamente qualificado. Os interessados vieram decididos a fechar negócios. A quantidade de pessoas foi menor, mas a qualidade com certeza foi maior que do ano passado. A expectativa é que a Oven feche o ano com 10 novas unidades abertas ou pelo menos com contrato assinado para 2019.” - Rafael Soares, diretor da empresa.

Patroni

“A feira foi melhor que 2017, tendo trazido interessados em montar seu próprio negócio, porém com visão de negócio de baixo risco. Muitos se interessaram por nossas operações de menor investimento como Expresso e Delivery. Um público de quantidade e qualidade expressiva na quinta e sexta-feira, onde conseguimos levantar 100 contatos e com 30% desse número de leads qualificados a negócios”, diz Admilson Souza, diretor de expansão da Patroni.

Pearson

“A feira foi muito positiva para nós. Percebemos que conseguimos atrair a atenção de investidores com o nosso portfólio de soluções tecnológicas para ensino de idiomas com maior eficácia. Atingimos nossa meta de atendimento, e grande parte dos visitantes do nosso estande sinalizou que pretende investir dentro dos próximos seis meses. Estamos satisfeitos com nossos resultados.” - Victor Marques, diretor de expansão da Pearson.

Pello Menos

“A rede Pello Menos participou pela 11ª vez da Feira ABF e, novamente, enxergamos como uma oportunidade de colaborar com nosso plano de expansão. O evento nos dá a possibilidade de ter contato com outras praças e expandir nossa rede. Geramos leads das regiões Sul, Norte e Nordeste, além do Sudeste, onde já estamos presentes. Eles podem se tornar novos franqueados e acreditamos que vamos fechar, de fato, novos negócios através deles" - Regina Jordão - fundadora e CEO da rede Pello Menos.

Petland

“Das 1.800 pessoas que passaram pelo nosso estande, 40% participaram das palestras, uma média de 20 pessoas em cada apresentação. Recebemos empresários de outros segmentos do mercado e multifranqueados, com quem estreitamos os contatos, inclusive com reuniões individuais. Temos alta possibilidade de negócios” - Rodrigo Albuquerque, CEO da Petland no Brasil.

Propz

"Os clientes que queríamos prospectar iam até o nosso stand e saímos no primeiro dia da ABF com uma reunião marcada. Dos clientes que atendemos, praticamente 16% já querem marcar uma reunião para os próximos dias para conhecer melhor o software. Na feira também pudemos mensurar as nossas estratégias e demais públicos, os quais podemos atingir” - Israel Nacaxe, CEO e fundador da Propz.

Puket

"Participamos da ABF Expo desde a primeira edição e percebemos que o público desta edição é o mais qualificado. Eles já sabem em qual segmento atuar. Vemos isso como muito positivo, pois os candidatos chegam bem interessados e quase pronto para abrir uma franquia da Puket” - Liliana Martins, gerente de expansão da Puket.

Rei do Mate

“A Feira de Franquias deste ano, apesar de acontecer no mesmo período da Copa do Mundo e do jogo do Brasil, foi promissora e gerou bons contatos. Nossa expectativa é que consigamos realizar neste ano, pelo menos, mais 15 novos contratos de franquias de lojas novas ou repasses que, somados ao que já realizamos no primeiro semestre, daria um total no ano de 25 a 30 novos contratos, entre lojas novas e repasses. A feira, para nós, além da busca de novos leads, tem um objetivo institucional e de posicionamento da marca junto ao mercado. Ela não é uma ação isolada - a ela se soma todo um trabalho de divulgação e captação, gerando uma relação de confiança junto ao público interessado em franquias.” - João Baptista da Silva – Diretor de Franquias e Expansão do Rei do Mate

Saladenha

"Nossa primeira experiência na ABF Expo está sendo muito positiva. O que está me impressionando é o nível do público que participa. Estamos atendendo um movimento grande de pessoas, ainda assim as conversas são qualificadas e têm durado entre 20 e 30 minutos. Acredito que nossa expectativa de fechamento pós-feira deve se consolidar. Garantimos novamente a nossa presença em 2019 e na ABF Expo do Rio de Janeiro" - Pedro Almeida, diretor de Expansão da Saladenha.

Saladices

"A rede SALADICES teve em seu estande um movimento que superou nossas expectativas. Recebemos um grande número de interessados, desde novos empreendedores, como aqueles que já possuem investimentos em outras franquias, que demonstraram afinidade com o nosso segmento de alimentação saudável e com nosso modelo de negócio. Estamos com 1787 leads coletados e cerca de 30 prospects com muito potencial. Estamos na torcida pela expansão do nosso franchising para todo Brasil. A experiência foi muito produtiva e temos a certeza que colheremos bons frutos desta nossa participação" - Felipe Amorim, gestor geral Saladices.

Sigbol Fashion

“Tivemos um ótimo volume de atendimentos qualificados durante a feira. Podemos notar os leads mais otimistas em tomar a decisão por abrir uma franquia, apesar das incertezas econômicas e políticas, é possível perceber que esses investidores estão certos de que esse é o momento certo de decidir sobre seus negócios e sair na frente. Após a feira estamos confiantes no planejamento de expansão da rede para 2018 e certos que atingiremos nossa meta”, disse Aluízio de Freitas, diretor da Sigbol Fashion. SMZTO Holding de Franquias.

SMZTO Holding de Franquias

Tivemos um saldo muito positivo na ABF Expo deste ano, com mais de 150 interessados em potenciais negócios, focados nas marcas OdontoCompany (rede de clínicas odontológicas), PartMed (rede de clínicas médicas) e Instituto Embelleze (voltada para formação profissional na área da beleza) – Daniel Guedes, CEO da SMZTO Holding de Franquias.

Sobrancelhas Design

"A edição da Expo ABF 2018 foi bem relevante para o Grupo SD. Atendemos mais de 600 investidores nos quatro dias de feira. Podemos destacar a excelente qualidade das instalações e respectivos visitantes que tivemos na ocasião. Temos uma perspectiva de 30 novos pontos de venda oriundos da feira e também possibilidade de ampliarmos nossa internacionalização em três novos países" - Alisson Ramalho, vice-presidente do Grupo Sobrancelhas Design.

Sóbrancelhas e Beryllos

“Foi nosso quarto ano consecutivo participando do evento, e esta edição nos surpreendeu muito positivamente. Tivemos muitos contatos com investidores com potencial, com planos para investir no mercado brasileiro e até levar nossas marcas para outros países. Conseguimos coletar cerca de 207 leads adequados que temos certeza que 50% virarão nossos franqueados” – Luzia Costa, fundadora da Beryllos e Sóbrancelhas.

STALKER

“Foram cadastrados em média 30 investidores em cada dia do evento. Já o volume de interessados que levaram o material para analisar em casa ultrapassou a marca dos quatro mil. A visibilidade dada pela feira é fundamental para a STALKER neste momento em que está investindo na expansão da sua presença no mercado” – Ana Machado, gerente de franchising da STALKER.

The Body Shop

“Em 2018, nossa participação na ABF Franchising Expo foi muito importante para reforçar a presença da marca no Brasil, principalmente fora de São Paulo. Ao todo, recebemos mais de 460 fichas de prospects, com oportunidades de expansão para gerar negócios em praças como Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Recebemos também diversos candidatos com quem já havíamos iniciado um contato para abertura de novas unidades em Belo Horizonte, São Paulo e Vitória. Além disso, os potenciais franqueados puderam visualizar a réplica de uma loja e ainda foi oferecido o SPA de mãos no estande durante toda a feira, serviço disponibilizado em todas as lojas da marca. Quem visitou o estande pôde se juntar à campanha da The Body Shop para banir testes em animais no mundo todo. Foram coletadas mais de 260 assinaturas para a petição” - Ana Okamoto, gerente de expansão da The Body Shop.

The Kids Club

“A feira estava muito bonita e bem organizada. A questão não só do jogo do Brasil, mas a copa em si impactou no volume de candidatos que esperávamos receber, mas os atendimentos que fizemos foram de qualidade de possíveis franqueados interessados, com a expectativas de fecharmos alguns negócios. O espaço de microfranquias nos deixou bastante satisfeita, pelo tamanho, a estrutura, o layout e a divulgação. Espero que ano que vem tenha esse espaço novamente, porque é muito bom para nós e para o público, afinal muitos vêm a feira e não conhecem as microfranquias e acabam achando nesse lounge um investimento que cabe no bolso” – Eliana Soteras, gerente de expansão do The Kids Club.

TrustHub

“Conseguimos realizar diversas reuniões que resultaram na concretização de negócios diretos. Capital de giro, empréstimos para compra de matéria-prima ou estoque, além de investimento em layout e mão de obra especializada, foram os principais motivos que levaram os visitantes e expositores a nos procurarem” - Alexandre Góes, diretor de meios de pagamento da TrustHub.

VR Gamer

“Como foi a nossa primeira participação na ABF, não tínhamos como balizar muito a nossa expectativa. Porém, ficamos muito felizes de modo geral, visto que saímos da feira com, pelo menos, cinco negócios encaminhados, o que os aproxima da meta de encerrar 2018 com dez unidades abertas. Outro fator positivo é que tivemos ativação em todas as partes do Brasil, sendo o Nordeste uma das regiões com mais interessados, junto com o Sudeste e o Sul”. Marcus Rosier, sócio e head da VR Gamer.

Yes! Cosmetics

“Tivemos um aumento de 40% de procura este ano por interessados em abrir uma franquia Yes! Cosmetics. Trouxemos um novo conceito na forma de apresentar nossa franquia para os interessados. Criamos um mezanino no nosso estande, onde montamos uma verdadeira ‘sala de aula’, com apresentação de um vídeo institucional com números reais, para maior transparência e detalhamento do projeto Yes! – e assim captarmos clientes com real potencial” - Felipe Espinheira, vice-presidente da Yes! Cosmetics.

Sobre a ABF Franchising Expo

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha prósper o, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.