segunda-feira, 2 de julho de 2018

Confiança do setor supermercadista com o futuro desaba após greve dos caminhoneiros

Pesquisa feita pela Associação Paulista dos Supermercados aponta volta aos níveis de confiança futura de agosto de 2016, auge da crise econômica

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) demonstrou que os supermercadistas estão muito preocupados com o futuro, depois da greve dos caminhoneiros e seus desdobramentos, como o tabelamento do frete. Apenas 22% dos empresários do setor demonstraram otimismo geral (ambiente econômico atual e futuro) em junho, uma queda de 16 pontos percentuais em relação a maio. Com isso, o pessimismo subiu de 17% para 26%.

“Os reflexos nas expectativas futuras do setor supermercadista varejistas de São Paulo foram muito fortes e praticamente imediatos. Por conta disso, o primeiro semestre, que mostrava uma recuperação lenta, mas relevante, termina de forma ruim”, avaliou Thiago Berka, economista da APAS.

Outro ponto preocupante da pesquisa foi o otimismo atual com as vendas dos supermercados, que ficou totalmente nulo, caindo a 0%, assim como a intenção atual dos supermercadistas em contratar mais funcionários.

“O resultado desta pesquisa, além de alarmante, demonstra como foi dura, no curto prazo, a greve dos caminhoneiros para o setor que vinha tendo um ano relativamente bom, com vendas positivas, mas interrompeu toda essa escalada do otimismo com as vendas gerando perdas financeiras”, explicou Berka.

Nos empregos, o otimismo das contratações futuras também chegou a zero, caindo 30 pontos percentuais de um mês para outro, o que é preocupante principalmente para os mais jovens, que buscam o primeiro emprego. “O varejo alimentar tem, entre todos os admitidos, 18% como vagas do primeiro emprego. Ou seja, devido ao setor ser porta de entrada no mercado de trabalho, os jovens podem ser os mais atingidos no pós-greve”, avaliou o economista.

Em relação à confiança com o governo federal, a percepção atual foi para apenas 8%, e caiu a zero de otimismo na expectativa para o futuro. De acordo com Thiago Berka, o tabelamento do frete foi um duro golpe contra o setor supermercadista que, por ser a ponta direta com o consumidor na cadeia de abastecimento, acaba sendo afetado e malvisto pela população.

Já sobre a confiança com o governo estadual, a atuação deste para tentar colocar um fim na greve dos caminhoneiros fez com que o otimismo do setor supermercadista paulista na expectativa futura subisse para 42%, atingindo o melhor resultado desde outubro de 2017. A explicação para esta confiança foi devido à criação, pelo governo do Estado, de um comitê de crise com representantes de diversos segmentos afetados pela greve, inclusive o supermercadista, com a APAS participando das reuniões.

A atuação do comitê, junto com as forças policiais, conseguiu liberar várias rodovias e caminhões com produtos, amenizando os impactos das paralizações. Diversas prefeituras também conseguiram informar a população sobre o funcionamento de serviços essenciais, o que também contribuiu para a percepção muito mais positiva que a do governo federal.

Dados




NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.