quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Como digitalizar um negócio por meio de “carona digital”.


Digitalizar o negócio. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da atualidade, principalmente para as empresas que não nasceram digitais, e há décadas, fazem mais do mesmo, com pouca inovação. Questões como omnicanalidade, realidade aumentada, big data, analytics estão virando uma língua completamente diferente e cada vez mais difícil de ser compreendida para empresas que não conseguiram até o momento se digitalizar ou se conectar aos seus novos clientes e a nova realidade.

E mais do que ser um inevitável futuro, há inúmeros ganhos em tornar a empresa mais digital, que vão de possibilitar uma maior e ilimitada escalada nas vendas, até mesmo reduzir ou no mínimo melhorar a maneira como você controla estoques e processos. Mas como criar uma cultura digital se seus consumidores não parecem estar tão digitais para o seu negócio como todo mundo por aí pensa e fala?

Na verdade, praticamente todo mundo já está “digitalizado” hoje, a questão é como estamos abordando essa digitalização para o seu negócio.

Uma das maneiras que acredito que possam aproximar sua marca e seus consumidores pode ser exatamente utilizar como “carona” sistemas e operações que já fazem sucesso, para criar algo próximo ou similar ao seu negócio.

Se falássemos em realidade aumentada há alguns anos, por ser um termo totalmente novo para a grande maioria, haveria a necessidade de explicar o que é de fato, e de se “criar cultura” de uso da nova tecnologia. Nos dias de hoje, e talvez não importe o rincão distante do país que você esteja, talvez mencionar que funciona parecido como o “aquele joguinho do Pokémon”, que colocava os bichinhos no mundo real, já seria, como diz o ditado, meio caminho andado.

Da mesma forma, estamos rodeados de novas tecnologias e aplicativos que já ganharam escala e cultura o suficiente, para que sejam considerados como cultura “consolidada” de mercado. Utilizar algo já criado por esses aplicativos e plataformas, pode ser algo que possibilite que não seja mais necessário “inventar a roda” para tornar seu cliente mais “digital”.

Pensando nos aplicativos que já consolidaram culturas, hoje já mandamos mais mensagens de texto, voz e vídeo do que usamos o telefone com o WhatsApp; já sabemos como pedir comida por qualquer aplicativo, como no iFood; já sabemos como escolher em um menu o programa que você quer na hora que você quer, como na Netflix; entre tantos outros.

Dessa forma, o que você pode aproveitar hoje de cada um desses negócios para o seu próprio negócio? E se o contato com o seu consumidor fosse tão personalizado e rico quanto no WhatsApp? E se comprar algo na sua loja fosse tão simples quanto pedir algo no iFood? E se escolher um “look” de moda na sua loja fosse tão simples quanto navegar entre categorias e possibilidades na Netflix?

Aproveite a carona de quem já “abriu a trilha”, ou o caminho para o que funciona no mercado.

Aproveite a carona digital.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
Siga também no: Instagram | Facebook | Linkedin