quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Varejo Brasileiro não esta preparado para lidar com a diversidade

Pesquisa revela que 88% dos entrevistados concordam que lojas físicas e online no Brasil não oferecem estruturas preparadas para atender pessoas com deficiências

Um estudo inédito sobre os impactos da longevidade e diversidade nas relações de compra e consumo. Este é o Oldiversity®, que se estabelece como parâmetro avaliativo e inovador a partir da opinião de 1.814 pessoas entrevistadas no Brasil. Com cotas para LGBT+, negros e PcDs, o estudo apresenta comparações de diferentes pontos de vista.



Dos setores avaliados, 44% associam Oldiversity® ao setor de cosméticos e beleza e 12% a alimentos e bebidas. Apenas 4% associam os setores de infraestrutura e serviços públicos aos temas Oldiversity®. O brasileiro parece consciente, já que 53% afirmam não consumir marcas com comportamentos preconceituosos. É alto o índice dos que declaram que aceitam a diversidade (78%), mas apenas 47% se identificam com as propagandas que abordam o tema.

Existe mais preconceito no Brasil do que se pode imaginar

O estudo realizado pela Croma mostra que 88% dos entrevistados concordam que as lojas física e online no Brasil não oferecem estruturas preparadas para atender pessoas com deficiências e 70% concordam que o atendimento de vendedores e call centers ainda está muito aquém da necessidade desse grupo.

Mesmo com a existência de leis que orientam como lidar com a questão no país, as pessoas com deficiência enfrentam ainda muito preconceito. No Brasil, a intolerância política, o machismo em discursos de ódio às mulheres, o deboche contra pessoas com deficiência, ataques racistas e discursos homofóbicos, de classes e de aparência, infelizmente, são ainda comuns. E eles surgem, de forma registrada, na internet e nas redes sociais.

Ranking Mostra padrão avaliativo de concordância para todos os públicos

O ranking dos temas mais prioritários apresenta padrão avaliativo de concordância linear para todos os públicos. Desse modo, todos assumem que lojas planejadas para pessoas com deficiências deveriam ser a maior preocupação dos varejistas, tanto no ambiente digital quanto no físico.

Apesar disso, o resultado revela que qualquer tipo de assistencialismo é um tema com pouca prioridade ou baixa aderência para os entrevistados, já que apenas 21% gostariam que houvesse descontos especiais para compradores que representem a diversidade, quando comparado à composição básica do que uma marca deveria ofertar: produtos, serviços e lojas adequadas. “Isso significa que a diversidade de consumidores brasileiros quer ver sua heterogeneidade também representada no quadro de funcionários, vendedores e atendentes. Esse tipo de ação poderia, a partir dos dados do estudo, ser mais eficaz na comprovação da diversidade genuinamente assumida pelas empresas do que as próprias propagandas”, explica Edmar Bulla, CEO da Croma.

Na contrapartida, marcas que se posicionam claramente sobre diversidade e longevidade tendem a aumentar significativamente os índices de consideração, preferência, frequência e recomendação de seus produtos e serviços. O brasileiro avalia que a oferta de produtos e serviços não é adequada e, para completar, que a propaganda não representa a realidade.

Varejo Brasileiro não esta preparado para lidar com a Diversidade

Mais de 12,7 milhões de brasileiros têm o que o IBGE classifica como deficiência severa, ou seja, enquadram-se nas opções “tem grande dificuldade” e “não consegue de modo algum” das deficiências visual, auditiva, motora e mental. 78% da amostra não creem que as lojas estejam preparadas para atender pessoas com deficiência, 72% pensam que as lojas estão despreparadas para a diversidade e 75% não acreditam que shopping centers estejam se preparando para lidar com a diversidade.

“O varejo brasileiro, por exemplo, não é visto como preparado para lidar com a diversidade e tampouco parece estar implantando ações para o futuro, na opinião dos entrevistados. 53% acreditam que as marcas deveriam ter propagandas específicas para pessoas com deficiência e 59% que produtos e serviços deveriam ser desenvolvidos para esse público”, explica Bulla.

Johnson´s expressa diversidade com visão moderna da maternidade

Em celebração ao Dia das Mães, a Johnson’s lançou a campanha “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s” expressando a diversidade com uma visão moderna sobre a maternidade e os inimagináveis momentos de admiração que ela introduz. Em tom emocional e delicado, a marca representou, pela primeira vez, um de seus personagens mais tradicionais em propagandas, o Bebê Johnson’s, como um menino com síndrome de Down. O filme mostra partes de um bebê, olhos, pés, mãos e pele, destacando as descobertas que acontecem na vida da mãe quando um bebê nasce. Até revelar que se trata de uma criança com síndrome de Down.

SOBRE A CROMA

A Croma entrega inovação e design de soluções em três unidades de negócios: Consultoria (Croma Consulting), Pesquisa (Croma Insights) e Capacitação (Croma Knowledge). Atua no Brasil, América Latina e Estados Unidos desde 2011. As soluções são baseadas em robusto conhecimento técnico, design thinking, neurociência, semiótica, antropologia, modelagem estatística e outras disciplinas. Entre seus clientes, incluemse Via Varejo, Latam, Raízen, Mondelez, Cielo, Pepsico, Mastercard, Netshoes, Coca-Cola, Natura, Whirlpool, GPA, Sanofi, Fiat, Petrobras, Mastercard, Camil, Claro, Carrefour, Britvic, Hershey’s, Philips, TIM, Icatu e Mitsubishi. Mais informações em cromasolutions.com.br

SOBRE EDMAR BULLA

Edmar Bulla é CEO e fundador da Croma, empresa de design de soluções para inovação em negócios. Graduado pela ESPM, possui especialização em Marketing Digital em Harvard, além de formação em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições globais. Professor e palestrante em eventos no Brasil e exterior, recebeu prêmios durante sua carreira e é convidado para facilitar encontros de inovação, moderar debates em comitês executivos e processos de transformação cultural e digital em grandes empresas.
Oldiversity.