terça-feira, 16 de outubro de 2018

Lego Serious Play: O lúdico no desenvolvimento de soluções em empresas

Metodologia resulta em aumento de empatia, espírito de equipe e compartilhamento de informações

De brincadeira, a metodologia só tem o nome. Conhecido também como “Brincando Sério de LEGO”, o processo existe há oito anos no universo empresarial, com a finalidade de desenvolver estratégias mercadológicas, solucionar desafios organizacionais e cultivar a cultura do pensamento lúdico. Afinal, o produto é uma peça genérica que possibilita construções limitadas apenas à imaginação de quem o usa. A iniciativa acontece por meio da criação de metáforas das identidades da organização em que os colaboradores narram às experiências de trabalho. A metodologia, baseada no conceito de “aprender na prática”, resulta em um aumento de empatia, espírito de equipe e compartilhamento de informações. Disney, Microsoft e Sony estão entre as marcas que já implementaram a dinâmica nas áreas de Recursos Humanos.


De acordo com Sérgio Guerra, CEO da SG – Aprendizagem Corporativa, a LSP é sobre comunicação, facilitação do pensamento e resolução de conflitos em ambientes organizacionais. “O diferencial do procedimento é a igualdade entre os participantes e a versatilidade. Em vez de utilizar meios bidimensionais, como desenhos, a metodologia funciona de forma igualitária em modelos tridimensionais, pois todos conseguem construir, inclusive, até quem nunca entrou em contato com o LEGO”, afirma.

O processo é feito em quatro etapas. A primeira é a inserção da pergunta. Ou seja, é o momento de apresentar o problema. É necessária uma descrição clara e concisa do cenário a ser solucionado para que a resolução venha de uma maneira intuitiva por meio dos participantes. Em seguida, o contato com as peças de LEGO começa. Os colaboradores precisam construir um modelo baseado em experiências internas a fim de trazer uma solução ao desafio. A meta é formar uma história cheia de valores e significados que geram uma troca de conhecimentos.

A partir de informações em mãos, e não apenas na mente, é hora de compartilhar. Os enredos criados são contados para todo o grupo em voz alta, enquanto os demais participantes começam a desenvolver outros insights e a incrementar o processo de narração do colega. Questionamentos também são válidos e enriquecem o discurso com novas ideias. Para finalizar, incentiva-se a reflexão sobre os assuntos ouvidos, ditos e compartilhados.

A LEGO Company produz e vende quatro conjuntos de tijolos feitos especialmente para a finalidade. A empresa também divulga diretrizes a serem cumpridas, enquanto que a formação em si fica por conta da “The Association of Master Trainners”. A Associação, administrada por dois ex colaboradores da LEGO, tem licença regulamentada para treinar e certificar os interessados nessa forma de criar soluções. O certificado conquistado é válido em âmbito global. No Brasil, há 55 facilitadores certificados, sendo Guerra um deles. O CEO tem mais de 140 workshops no repertório, desde 2015.

“O programa desenvolvido pela Master Trainners é o único a incluir as quatro etapas do LEGO Serious Play e as sete técnicas de aplicação. Portanto, é imprescindível ir em busca de um facilitador certificado ao trazer a metodologia para a organização. O profissional tem a qualificação necessária para abordar todo o escopo oferecido pela LSP e guiá-lo corretamente na jornada de encontrar a solução de uma demanda da sua empresa”, pondera Guerra.

Sobre a SG Aprendizagem Corporativa

Desde 2003, a SG Aprendizagem Corporativa tornou-se a principal referência em desenho de soluções em treinamento de acordo com as necessidades do cliente. Utilizando metodologias inovadoras aliadas às melhores práticas mundiais, os instrutores e Designers Instrucionais da SG mostram que este modelo tem um grande diferencial competitivo: ele garante a transferência de aprendizagem.

Para mais informações, acesse: http://www.learningsg.com/