segunda-feira, 1 de abril de 2019

Com o melhor IDH do país, Florianópolis é ambiente ideal para abertura de novos negócios

Yan Lopes Luz soube poupar seu dinheiro para investir no próprio negócio no momento certo: a primeira unidade do Brasileirinho Delivery na capital catarinense

Se o mercado de franquias cresceu 7% em 2018 não foi à toa: a cada dia inúmeras pessoas decidem investir no próprio negócio e veem no franchising a melhor opção para colocar a ideia em prática.

Com apenas 27 anos, Yan Lopes Luz, resolveu arregaçar as mangas e mergulhar na empreitada que mudaria sua vida: investir numa franquia. “É diferente de começar uma marca do zero, onde o retorno provavelmente seria mais demorado. A franquia já tem o know how pronto e a ajuda necessária em termos de suporte, marketing e diversos departamentos que estão sempre à disposição”, conta.


Amigo de Yan, Gustavo Machado de Oliveira, gostou da ideia e entrou como sócio no negócio, uma unidade do Brasileirinho Delivery em Florianópolis, Santa Catarina. “Esse é o nosso primeiro negócio e a motivação veio quando conversamos com outros franqueados. Decidimos sair da nossa zona de conforto e realmente fazer a diferença para obter sucesso em uma carreira empreendedora”, afirma Lopes.

Especializada em comida popular brasileira no box, a rede chega à Florianópolis com um cardápio completo para ninguém botar defeito: as mais de 30 opções estão entre as favoritas dos brasileiros, como estrogonofe (carne, frango ou camarão), feijoada, escondidinho de carne seca, arroz carreteiro e muito mais. A marca também oferece opções para aqueles com restrições alimentares (as linhas vegetarianas/veganas e fitness cobrem essa demanda). Para Lopes, o Brasileirinho é uma marca diferenciada: “O box oferece mais praticidade na refeição e o delivery é a solução para quem não tem muito tempo para comer fora de casa ou do trabalho”, explica.

Na hora certa

Os formatos comercializados pelo mercado de franquias permitem que qualquer pessoa, com experiência ou não, consiga gerir a própria empresa independentemente do setor em que ela se encontra. Mas para algumas pessoas essa capacidade vem de forma natural.

Desde a adolescência Yan sempre sonhava em ter suas próprias coisas e, para isso, guardou e investiu seu dinheiro em aplicações. Mesmo com vontade de empreender, o medo de investir em algo arriscado que o fizesse perder tudo impedia a decisão. Foi na faculdade de Administração que as coisas mudaram: “Sempre gostei de mexer com dinheiro e a parte financeira do negócio. No final da faculdade fui contratado pela empresa Credcrea, uma cooperativa de crédito, como estagiário e depois de um ano fui promovido para Operador de Negócios e Caixa onde atuei por três anos. Então pensei: ‘ao invés de contar dinheiro para os outros, porque não contar dinheiro para mim mesmo?’”. Cansado da rotina monótona de bater ponto na empresa, o momento foi crucial para que Lopes tivesse a iniciativa de investir no próprio negócio. “Quando eu e o Gustavo decidimos abrir a franquia tudo mudou. Nada me fazia pensar em outra coisa a não ser realizar esse sonho”, conta entusiasmado.

A formação em Administração ajudou: Yan e Gustavo, ainda cursando na área, realizaram todos os cálculos necessários e fizeram um levantamento do tanto de capital que precisariam para cobrir os gastos e manter a unidade funcionando até o ponto de equilíbrio. “Sempre mantivemos os pés no chão, nada foi feito sem pensar, foi tudo bem planejado. Passamos por cada detalhe, desde o parafuso até os outros equipamentos, colocamos tudo numa planilha, item por item. Foi assim que montamos nossa unidade, sempre com consciência, pois sabemos o quanto esse passo é importante”, explica.

A ilha

Conhecida por sua elevada qualidade de vida, Florianópolis possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Em 2018, a cidade ficou em 1° lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apresentando-se como um ótimo ambiente para geração de empregos, com qualidade nos serviços de educação e saúde. Cerca de 500 mil habitantes vivem na capital de Santa Catarina entre a ilha principal, a pequena parte continental e algumas pequenas ilhas localizadas no entorno da cidade.

A força da economia vem, principalmente, do setor de serviços, ligado diretamente ao turismo. Um dos grandes destaques da cidade é o desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação. Estima-se que mais de 600 empresas de software, hardware e de alta tecnologia atuem no município, contribuindo na produção do PIB.

Além disso, Florianópolis é um polo de ensino, referência em todo o país. Mais de cinco instituições compõem o cenário completando as arrecadações da capital. Inclusive, a unidade do Brasileirinho está localizada próxima a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Pantanal. Localizado na área central, o bairro tem forte presença de estudantes e isso por si só já garante boas conversões: “Precisamos fazer com que o cliente conheça nossa comida, mas principalmente temos que convencê-lo de que o Brasileirinho é uma chance de aproveitar o tempo para fazer outras atividades. É uma escolha prática e acessível”, ou seja, ideal para estudantes.

Mãos à obra

Os desafios já eram muitos antes do funcionamento da unidade e, mesmo assim, quando a operação estiver alinhada e em andamento as dificuldades também vão aparecer pelo caminho, e Yan sabe disso: “O mercado de alimentação não para de crescer no Brasil. A concorrência está em todo lugar, mas são os concorrentes que fazem seu negócio crescer, sem eles o cliente não tem uma opinião, uma referência sobre o lugar que frequenta”.

Yan passou a se dedicar exclusivamente ao Brasileirinho e as expectativas são as melhores possíveis. “Quando investimos em algo próprio devemos focar 100% naquilo. Quero ter sucesso, crescer na carreira para poder dar muita estabilidade para minha família, e ter disposição para investir em outros negócios, quem sabe expandir a marca em Florianópolis e abrir mais uma unidade na cidade”. A unidade do Brasileirinho Delivery em Florianópolis estará em funcionamento a partir do dia 1º de abril, “E não é mentira!”, garante o empresário.

Unidade Brasileirinho Florianópolis (SC)
Rua Vereador Frederico Veras, 159, sala 01, bairro Pantanal
Contato: (48) 3371-6525

Sobre o Brasileirinho Delivery

Criado em 2013, o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida típica brasileira no box. Inserida no franchising em 2014, a marca conta com mais de 100 unidades (distribuídas pelo Brasil) e caiu no gosto do brasileiro ao proporcionar uma experiência inusitada pela forma de apresentação do alimento agregada ao delicioso e surpreendente sabor que é enaltecido pela utilização de produtos frescos e de qualidade. Com dois modelos de negócios: Express, modalidade que comporta o formato delivery, e a franquia Full, no qual proporciona uma área para o cliente se alimentar no local, o Brasileirinho exige investimento de R$130 mil e R$150 mil, respectivamente. No cardápio, são mais de 30 sabores entre opções tradicionais, massas, premium, saudáveis e veganas.
Post Anterior
Próximo Post

0 comentários:


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?