segunda-feira, 29 de abril de 2019

Startup cria atacarejo online que reduz em 30% o gasto com compras de bares e restaurantes

CotaBest compara preços de 70 mil produtos alimentícios e outros insumos em mais de 200 atacadistas em poucos cliques, usando inteligência artificial

Pesquisar os melhores preços em diferentes atacadistas e atacarejos traz impacto relevante nas contas de um restaurante, bar ou escritório. A CotaBest (www.cotabest.com.br) facilita a negociação ao reunir mais de 200 fornecedores que oferecem alimentos, bebidas, produtos de limpeza, escritório e outros insumos. A ampla gama de produtos possibilita a compra por valores competitivos e reduz em até 80% o tempo gasto com a cotação e reposição de estoque.


Foi com a rotina do restaurante que comanda há oito anos que Vanderlei Junior identificou uma oportunidade de modernizar a gestão de compras. “Por meio de tecnologia própria e inteligência artificial automatizamos todo o processo e ainda proporcionamos uma economia de 30% aos usuários. O sistema busca os itens consultados com os melhores valores e a transação é formalizada direto com o atacadista, sem intermediários e com frete grátis”, explica o empreendedor.

Vantagens para quem compra e para quem vende

Com o crescimento de 12,8% do mercado de atacarejo, em 2018, de acordo com a Nielsen, a plataforma se destaca pela amplitude e benefícios em via dupla. “Hoje em dia ninguém tem tempo a perder com inúmeros orçamentos, então os compradores não conseguem aproveitar boas oportunidades de outros fornecedores. No site eles podem comparar e ter uma economia de até 30%. Na outra ponta, o parceiro da CotaBest consegue expandir o leque de atuação e concretizar pedidos com quem jamais pensaria em vender no tête-à-tête”, comenta o fundador.

Operando, a princípio, no estado de São Paulo, o site disponibiliza mais de 70 mil itens para suprir necessidades de restaurantes, creches, hotéis, hospitais e empreendimentos corporativos, e também é aberto a pessoas físicas. Os distribuidores, por sua vez, têm alcance aos seis mil clientes cadastrados e, ainda, reduzem o risco de inadimplência, uma vez que o pagamento é assegurado pela startup.

Há ainda a “Loja Exclusiva do Fornecedor”, em que os lojistas gerenciam a página própria com o inventário e os usuários realizam a compra diretamente, sem cotar com os demais. O acesso à plataforma é gratuito tanto para as empresas compradoras quanto aos parceiros. A CotaBest cobra uma comissão dos distribuidores apenas quando as encomendas são faturadas.

Empreendedorismo premiado

Idealizada em 2016, a proposta da startup chamou a atenção da InovAtiva Brasil, programa de aceleração para negócios inovadores, que selecionou a CotaBest como um dos 14 destaques do ciclo realizado no mesmo ano. Com isso, a empresa aprimorou o desenvolvimento do modelo de negócio e foi escolhida para o Fb Start, programa de aceleração do Facebook, que além das mentorias incluiu um prêmio de 80 mil dólares.

O objetivo para 2019 é dar continuidade ao crescimento da operação para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.