sexta-feira, 7 de junho de 2019

Pesquisa mostra que empresas que investem no equity (poder) das suas marcas crescem mais

Kantar Brasil avaliou o equity de várias marcas brasileiras para entender o cenário atual e o que diferencia aquelas que mais crescem

Empresas que investiram para fortalecer suas marcas em 2018 tiveram crescimento no market share volume e valor, isso é o que revela o estudo “Importância da marca em momentos de mudanças”, da Kantar Insights Brasil. Ele também detectou que, mesmo em um cenário econômico desafiador, as marcas brasileiras estão preparadas e dispostas a evoluir.


Entre 2016 e 2017, por exemplo, 19% das marcas entrevistadas se fortaleceram em termos de equity; já de 2017 para 2018 esse número passou para 24%. Isso levou a um crescimento médio de 0,4 pontos percentuais em market share volume e a 0,5 pontos percentuais no market share valor nesse grupo de marcas.

Ainda mais importante, as marcas que apresentaram um maior fortalecimento foram aquelas que apostaram em diferenciação e inovação (que podem ser acionados de forma emocional ou racional).

“O Brasil ainda tem muita oportunidade para inovar, também pensando em novas embalagens e formatos para atingir perfis de lares diferentes”, afirma Viviane Varandas, diretora da área de brand da divisão de insights da Kantar Brasil. Isso levou a um crescimento médio de 0,4 pontos percentuais em volume de compras e 0,5 pontos percentuais no valor das vendas.

Apesar de o número das marcas avaliadas que perderam equity ter diminuído – eram 30% de 2016 para 2017 e passaram para 22% em 2018 – o desafio delas é ainda maior, já que, segundo Viviane, o processo de reposicionamento é mais oneroso e requer mais consistência e constância.

Já para as marcas que mantiveram seu equity sem mudanças, a presença delas na mente dos clientes se mostrou como um fator importante para essa estabilidade. “Houve um esforço significativo para conectar-se através de mais pontos de contato, com conteúdo relevante”, diz Viviane sobre elas.

Metodologia Kantar para avaliar o equity das marcas

Para a Kantar, o equity, ou poder de uma marca, é analisado por meio de três parâmetros segundo a opinião dos consumidores:

- Ser significativa: atender às necessidades dos consumidores e nível de afinidade que a marca gera

- Diferenciação: como essa marca se destaca das outras ou define tendências para a categoria;

- Saliência : o quão rapidamente a marca vem à cabeça do consumidor

Uma marca com alto equity é aquela que alinha esses três elementos, favorecendo assim a probabilidade de um consumidor comprar e aumentar o valor gasto com essa marca. “A partir do momento que as marcas crescem em equity elas apresentam um desempenho favorável em várias métricas importantes, entre elas o market share volume e market share, porque estão fazendo um trabalho melhor”, diz Viviane.

SOBRE A KANTAR: A Kantar é a empresa líder em dados, insights e consultoria em todo o mundo. Ela trabalha com todo o espectro de pesquisa e disciplina de consultoria. Suas marcas especializadas contam com um time de 30.000 pessoas, que trabalham para fornecer insights inspiradores e estratégias de negócios para empresas e governos em mais de 100 países.