sexta-feira, 16 de agosto de 2019

6 Dicas para compras de supermercado ecologicamente corretas:


Vai fazer compras? O que acha de tornar esse momento mais sustentável? Com algumas escolhas simples e pequenas mudanças de atitude é possível abastecer a despensa e diminuir os impactos no planeta. Selecionamos 10 dicas práticas para levar para o supermercado, da gerente de Marketing da Rede SuperPrix / Rede Unno, para ajudar o consumidor nessa missão:

1 - Recuse as sacolas plásticas - Com a nova lei em vigor desde junho, está proibido o uso das sacolas plásticas convencionais, devido ao seu impacto no meio ambiente. Apesar das redes ainda colocarem opções de sacolas à venda para os clientes na hora das compras, uma importante iniciativa já ganhou muitos adeptos - o uso de sacolas sustentáveis. Outra boa opção, para quem esqueceu a sacola reutilizável em casa, é optar por caixas de papelão para carregar as compras. Muitos mercados cedem, se o consumidor solicitar.

2- Opte por produtos a granel sempre que possível - Não é apenas com o plástico da sacolinha que você deve se preocupar ao fazer suas compras. Vale a pena começar a pensar em levar menos embalagens para casa, lembre-se que cada embalagem de produto que você coloca no carrinho é um resíduo a mais que vai gerar para o planeta.

3 – Busque alimentos da estação - Prefira sempre verduras, legumes e frutas da estação. Esses alimentos são mais saudáveis, pois não são produzidos de forma induzida, o que gasta muita água e agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

4 - Faça supermercado pela internet - Muitas redes de supermercados já dispõem de serviços de compras pela internet. Se o seu já tiver, use-o. Além de seguro, o serviço poupa combustível (já que a entrega normalmente é sincronizada e feita de uma vez só, por um único veículo), tempo, dinheiro e estresse.

5 - Não manipule alimentos na hora da escolha - Toda vez que você manipula algum alimento, como frutas, verduras e legumes, você reduz a sua vida útil e aumenta as chances de desperdício. Por isso, evita ao máximo o contato na hora da escolha. Quando for à feira ou ao supermercado, escolha com os olhos e pegue nos alimentos somente depois que decidir qual irá levar.

6 - Valorize as ações sustentáveis das marcas - Muitas empresas estão repensando suas estratégias de sustentabilidade - cada vez mais conscientes com os produtos que chegam às suas gôndolas. A rede carioca SuperPrix criou um projeto muito bacana que se chama "As Aparências enganam". A marca percebeu que boa parte desse desperdício acontece por conta de vegetais que, por terem crescido com aparência incomum (embora tenham alto valor nutritivo), são descartados antes mesmo de chegarem nos supermercados. O projeto tem como objetivo ajudar a combater o desperdício de alimentos. Simples assim - ao comprar vegetais não tão "bonitos", você paga 30% menos e ainda ajuda a quem mais precisa. Sim! Pois parte da renda das vendas destes vegetais é revertida para uma instituição beneficente que desenvolve um trabalho muito especial - a Agência do Bem.