quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Coop amplia parceria com bancos de alimentos

Desde maio, o Fundo Social de Ribeirão Pires está recebendo doações diárias de duas lojas da Coop - Cooperativa de Consumo, instaladas na cidade. Com essa doação, o balanço de 2019 deverá superar a marca das 500 toneladas fornecidas ao longo de 2018 para os programas Banco de Alimentos e Mesa Brasil de algumas cidades do Grande ABC e do Interior de São Paulo.

Luciana Benteo, coordenadora das ações de Responsabilidade Social, explica que o volume de alimentos doados se refere a gêneros considerados inadequados para exposição e venda, porém, em perfeitas condições de consumo. “Não fosse a parceria que temos com os programas, os alimentos seriam descartados”. Do final de maio a 17 de junho, as duas lojas da Coop somaram a doação de cerca de 2 toneladas de alimentos, segundo calculou o gerente da loja Ribeirão Pires, Márcio Fabiano Martins. “Com a parceria, a quantidade de produtos descartados foi reduzida”.

Luciana Benteo, da Coop.
Grande parte da doação é composta de frutas, legumes e verduras, hortifrútis que o Fundo Social de Ribeirão Pires nunca teve oportunidade de fornecer às entidades cadastradas. Flávia Dotto, presidente do Fundo Social, explica que as doações que chegam são de mantimentos, como arroz, feijão, farinha, açúcar e outros, que são arrecadados nos eventos promovidos pela Prefeitura. “Agora o cardápio dos assistidos das entidades passa a ser mais variado”, comenta.

Quem também comemora a parceria é Carlos Roberto Silva, gestor da Benassi, empresa responsável pelo setor de hortifrúti da Coop. “Temos muito cuidado e critério na seleção dos produtos para a doação, não deixando escapar nenhum item que não esteja em condições de consumo”, explica.

Sobre a Coop: atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. Possui 816 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 24 lojas no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 53 drogarias. A Cooperativa encerrou 2018 com faturamento total de R$ 2,3 bilhões.

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde tem unidades de distribuição.