segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Evento supermercadista debate inovações para o varejo, em Joinville

Em dois dias de evento, mais de 37 mil representantes do setor se reuniram na Exposuper e foi anunciado um novo acordo de inovação para o varejo em SC

Realizado no fim de junho pela Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), a Exposuper é o maior evento de geração de negócios no varejo de Santa Catarina, e sua edição de 2019 reuniu mais de 37 mil visitantes. O evento, que trouxe como tema principal inovação para o varejo e é direcionado ao setor supermercadista e de varejo em geral, registrou mais de 250 expositores, 50 palestras, painéis e demais atividades, além de ter gerado entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões em negócios durante e após sua realização.


Para obter inovação no setor, um dos principais caminhos é o de investimento em pessoal qualificado e em tecnologia. O painel “O ecossistema de inovação para o varejo em Santa Catarina” reuniu representantes da ACATS, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Involves, empresa de tecnologia que desenvolve uma solução para gestão de trade marketing. O setor de varejo é um dos que mais evidencia o impacto da adoção de tecnologias em suas rotinas, mostrando o quanto é necessário organizar o ecossistema de inovação para abarcar também este setor.

André Krummenauer, CEO da empresa desenvolvedora de solução para gestão de trade marketing Involves e um dos painelistas, afirma que transformação digital foi o tema protagonista na Exposuper. “Tive a oportunidade de conversar com diversos varejistas, e também de participar de um painel com os diretores da ACATS, e está claro que o varejo catarinense está sedento por tecnologia. Ao mesmo tempo, a recém criada Vertical Varejo da ACATE conta com startups disruptivas. Essas duas pontas hoje não interagem. Neste sentido, o termo de cooperação para o ecossistema de inovação no varejo em Santa Catarina assinado entre as duas instituições durante o evento vai fazer essa ponte: a ACATE, por meio da Vertical Varejo, fará uma curadoria focada na solução dos problemas mais relevantes priorizados pela ACATS”, comenta André.

Para o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, o tema é relevante também para o setor tecnológico, que pode ser altamente favorecido com o surgimento de tecnologias inovadoras para o varejo e o setor supermercadista. “Em parceria com a ACATS, estamos mapeando o ecossistema catarinense de tecnologia especializada, visando promover a conexão entre supermercadistas, startups, empresas locais e globais, associações e universidades para fomentar a busca de soluções com potencial de escala. A partir deste termo de cooperação, o segmento supermercadista poderá ter contato com gente nova, gerando novas ideias e soluções para resolver problemas comuns dos empresários”, afirma Daniel.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, considerou o evento muito produtivo e ao mesmo tempo desafiador. "Os empresários do segmento supermercadista sabem que a inovação e o uso contínuo de novas tecnologias incorporadas aos negócios é um caminho sem volta, e que determina desde já uma grande transformação no mercado. Aliás, este foi o tema principal deste ano na Exposuper. Precisamos discutir e nos atualizar, sermos parceiros de segmentos de todos os setores para construirmos pilares sólidos de um ecossistema de inovação voltado para o varejo com soluções ao alcance de todas as empresas, principalmente as de pequeno porte, que são a grande maioria em Santa Catarina".

Ecossistema de Inovação para o Varejo em SC

Em consonância com os temas debatidos no painel e no evento como um todo, representantes da ACATS e ACATE assinaram, durante a Exposuper, um termo de cooperação que formaliza a criação de um ecossistema tecnológico de inovação para o varejo no Estado.

O termo de cooperação terá início com a realização de uma pesquisa de campo para levantamento das principais necessidades dos varejos catarinenses no que tange a tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados deste diagnóstico indicarão os próximos passos, por meio do desenvolvimento de soluções alinhadas às principais necessidades do segmento.