sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Cashback como ferramenta de experimentação e transferência de share para a indústria

Uma das formas de benefício crescente no varejo desde 2016, o cashback, termo em inglês que significa dinheiro de volta, é a solução para investimento eficiente em estratégias de experimentação nos supermercados. Essa prática elimina custos de sampling em lojas, que envolvem gastos com produtos, promotores e gôndolas, sem a garantia de compra após a degustação.

O Méliuz, empresa de inteligência para o varejo, está no mercado desde 2011 e utiliza o cashback como ferramenta para alcançar clientes que não conhecem determinados produtos ou marcas. Por meio de sua base de dados, com mais de oito milhões de usuários, a empresa identifica o grupo de pessoas que nunca adquiriu o EAN (European Article Number) e prepara uma condição personalizada para este público.

Como funciona?

A empresa envia comunicações personalizadas para o grupo de consumidores selecionado, com condições especiais de compra e preços atrativos, assim, o cliente acessa a informação via aplicativo do Méliuz e é incentivado a ir até a loja adquirir o produto. Após a transação, recebe parte do valor da compra de volta e pode resgatar o montante, a partir de R$20 de saldo, diretamente para sua conta bancária, sem nenhum custo.



Resultados

Em parceria com a Pif Paf, o Méliuz enviou uma comunicação personalizada para uma base de clientes mista, formada por clientes que já haviam comprado os produtos ofertados ou não. Como resultado, a ação rendeu 57% de compra dos itens que nunca haviam sido comprados naquela categoria. Além disso, a partir da ação, 19% dos consumidores que já compravam aqueles produtos em marcas concorrentes optaram pelas ofertas da Pif Paf.

“Participamos com a lasanha e voltaremos a participar com outros produtos, para acompanhar os resultados. Temos sempre que fazer a divulgação do nosso produto e o programa nos ajuda dessa forma. Também faço parte do programa como consumidor do Bigmais e acho o benefício muito bom para o cliente.” Vilmar, comercial da Pif Paf.