quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Coop apresenta crescimento em 2019 e anuncia novas unidades

Apesar da lenta recuperação econômica do País, a Coop - Cooperativa de Consumo apresenta desempenho acima do mercado e anuncia investimentos em novas unidades.

Até julho, em comparação ao mesmo período de 2018, a Cooperativa registrou um crescimento real de 2% no conceito mesmas lojas de supermercado e 1,5% no negócio farma, além de ganho de share nas praças onde mantém unidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires (no ABC), São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba (interior de São Paulo).



As drogarias aumentam sua participação no fornecimento total da Coop, com previsões ainda mais otimistas para 2020. Até dezembro, segundo o presidente executivo Marcio Valle, serão inauguradas mais duas drogarias, uma em São Bernardo do Campo e outra em São Caetano do Sul. “Para o primeiro trimestre de 2020, já estão aprovados outros dois supermercados e uma drogaria”, destaca.

Prestes a completar 65 anos, no mês de outubro, a Coop continua antenada com as tendências do mercado e com uma administração totalmente voltada para a inovação, sempre com foco no cooperado.

“No momento, a Coop está envolvida com dois grandes projetos estruturantes que visam dar mais efetividade e agilidade na adaptação das mudanças do mercado, priorizando sempre a tecnologia, processos e pessoas. Até final deste ano lançaremos um aplicativo para os cooperados e o projeto de branding, que estamos finalizando, deverá alinhar todos os nossos negócios (supermercado, drogaria e posto de combustível) numa comunicação mais clara, harmoniosa e efetiva com nosso público”, explica Marcio Valle.

Inovações: Desde o início deste ano, a Coop está produzindo bolos, pudins e panetones da marca Delícias da Coop para outras cooperativas de consumo e a operação Loja dentro da Loja também vem apresentando excelentes resultados. Esse é o caso do espaço Swift, área têxtil e da Cafeteria, que envolve uma parceria com a Nestlé - estendida ainda para as áreas de rotisseria, panificação e restaurante.

Com esses diferenciais e outros atrativos comerciais, como tabloide especial - Comprão do Mês, descontos exclusivos para cooperados, retorno de sobras e campanhas de fidelização, o número de novas associações vem crescendo em ritmo acelerado. “Enquanto em 2014 houve apenas 9 mil novas associações durante todo o ano, registramos somente no mês de julho, 10,4 mil”, comemora o executivo. Com a associação, é possível desenvolver ações direcionadas para atender de forma mais assertiva a necessidade de compra de cada um.

Sobre a Coop: atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. Possui 816 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 32 lojas de supermercado, sendo 24 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 54 drogarias. A Cooperativa encerrou 2018 com faturamento total de R$ 2,3 bilhões.

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores produtos e serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde tem unidades de distribuição.