quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Dia das Crianças deve ter 4% de aumento nas vendas

Durante o feriado, haverá mais uma oportunidade para as compras com o comércio varejista aberto.

Neste Dia das Crianças, 12 de outubro, sábado, o comércio varejista de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos têm permissão para atender o consumidor com a presença de mão de obra de empregados, mediante certificado emitido pelo Sindilojas Caxias.

A Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 (Domingos e Feriados) permite a abertura dos estabelecimentos comerciais contando com a mão de obra dos funcionários. Para atender regularmente nessa data, as empresas da categoria, associadas ou não ao Sindilojas Caxias, devem solicitar a autorização ao Sindilojas Caxias. De acordo com a CCT, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, de 6 (seis) horas. Os funcionários contribuintes do sindicato laboral têm garantido o bônus de R$138,00 pelo trabalho em feriados sem direito à folga compensatória, enquanto os “não contribuintes” terão apenas direito a folga para compensar o dia trabalhado.

De acordo com a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, a previsão para as vendas do Dia das Crianças é de aumento real (descontada a variação de preços) de 3,5% a 4,0% do comércio varejista do Rio Grande do Sul, na comparação com o mesmo período do ano passado. Para esta data, os brinquedos devem ser os itens preferidos pelos consumidores. A intenção de consumo superior a de 2018 e a liberação de recursos do FGTS poderá ter impacto no consumo. Além da venda de brinquedos, em menor escala, também sentem efeitos do Dia das Crianças as atividades varejistas de tecidos, vestuário e calçados, que englobam o vestuário infantil e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, envolvendo a comercialização de jogos e aparelhos eletrônicos, incluindo celulares e tablets.

Serviço

O Sindilojas alerta sobre a importância de comunicar os clientes sobre o horário de expediente com antecedência. A Assessoria Jurídica da entidade está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.